Porto 24 Horas que trabalha apenas no horário comercial. Porto sem papel que não consegue eliminar a papelada. Filas de navios que querem carregar. Filas quilométricas de caminhões que querem descarregar.
Burocracia sobrevive à MP dos Portos
"A logística está no acostamento das estradas. Chegamos a esse absurdo", diz o engenheiro Paulo Resende, professor da Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte.
O sistema portuário nacional, 135º num ranking de 144 países elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, movimentou 904 milhões de toneladas de carga em 2012.
Mas a supersafra de grãos do Brasil em 2013 -que deve chegar a mais de 180 milhões de toneladas- revelou neste ano como os 34 portos brasileiros estão no limite e possuem infraestrutura precária e estrutura de fiscalização considerada burocrática e obsoleta por especialistas.
A Medida Provisória dos Portos, aprovada no Congresso Nacional na semana retrasada, é considerada um marco modernizante, mas deixou intocada a burocracia.
Para mudar esse cenário, o governo aguarda investimentos de R$ 54 bilhões nos portos nos próximos anos.