Folha de S. Paulo


Gol tem queda de 8,8% na demanda entre março e abril

A demanda do transporte aéreo da Gol Linhas Aéreas, medido pela receita por passageiro por quilômetro viajado (RPK), caiu 8,8% em abril na comparação com março, segundo comunicado da empresa divulgado nesta segunda-feira.

Na comparação anual, a demanda recuou 10,6%.

A oferta, medida pelo índice de assentos disponíveis a cada quilômetro (ASK), perdeu 4,8% em abril ante março e caiu 3,9% na comparação anual.

A taxa de ocupação ficou em 66,7% no quarto mês do ano, com queda 2,9 pontos percentuais ante março e recuo de 4,9 pontos percentuais em relação a abril de 2012.

A taxa de ocupação no mercado doméstico recuou 3,1 pontos e no mercado internacional caiu 2,1 pontos na comparação com março.

O valor médio pago por quilômetro viajado (yield) subiu 13% em abril, na comparação anual, ficando entre R$ 20,80 e R$ 21,30. Já o índice de Prask líquido --que representa a receita da Gol por passageiro e por assento-quilômetro oferecido-- subiu 8% na comparação com abril de 2012.

Segundo a companhia, este é o 13º mês consecutivo de aumento no indicador.

"Em abril, a Gol continuou com sua estratégia de racionalização da oferta e apresentou uma redução no mercado doméstico, em função da parada das atividades da Webjet", afirmou a empresa no comunicado.


Endereço da página: