Folha de S. Paulo


Leilão da internet de alta velocidade será feito até março de 2014

O presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), João Rezende, disse nesta terça-feira (7) que o leilão da faixa de 700 MHz, que servirá para a implantação do serviço de internet 4G --em média dez vezes mais rápida que a internet 3G-- deve ocorrer entre março e abril do ano que vem.

Essa faixa hoje abriga radiodifusores, que fazem transmissão dos canais de TV aberta, os canais analógicos.

O governo estuda desde o ano passado as possíveis maneiras de realocar esses canais em outra faixa de frequência. Só depois de retirá-los, as teles poderão começar a oferecer serviço de internet banda larga.

Essa "limpeza" da faixa ocorrerá a parir de 2015, em São Paulo e no Distrito Federal, segundo cronograma inicial do Ministério das Comunicações. O leilão, entretanto, já será feito no início do próximo ano, como indicou o presidente da agência.

"Nosso problema para liberação da faixa é específico em algumas grandes capitais, como São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Outros 600 municípios também precisaremos fazer um remanejamento, mas em 4.900 municípios nós não teremos problemas", disse.

EDITAL

O edital para leilão da faixa de 700 MHz deve ser concluído pela reguladora no segundo semestre deste ano, com previsão para divulgação em agosto. Neste documento a agência deve apresentar ao setor quais serão as exigências impostas às empresas que arrematarem as fatias oferecidas dessa faixa de 700 MHz.

No leilão para 4G, feito em 2012, na faixa de 2,5 MHZ, o governo exigiu que as teles levassem internet de alta velocidade para o interior do país. No novo leilão, a exigência será pela cobertura dos serviços de voz e dados ao longo das principais rodovias brasileiras.

A Anatel também estuda antecipar o prazo imposto para instalação da rede 3G nos municípios brasileiros. Esse prazo estava inicialmente previsto para 2018, mas pode ser antecipado para 2017.


Endereço da página: