Folha de S. Paulo


Fabricante de fogões Mabe, dona da marca GE no Brasil, pede recuperação judicial

A Mabe Brasil, fabricante de eletrodomésticos da linha branca --refrigeradores, lavadoras e fogões--, entrou com um pedido de recuperação judicial nesta sexta-feira (3) em Hortolândia (SP), afirmou a empresa em comunicado.

Pertencente ao grupo mexicano Mabe, a companhia é detentora das marcas GE, Continental e Dako no Brasil.

A empresa disse estar atravessando uma situação complicada, principalmente por conta de problemas relacionados à sua liquidez, que afetam sua "viabilidade econômica".

"O processo de recuperação judicial tem a finalidade de sanear, estabilizar e dar continuidade à operação, para torná-la viável", informou a Mabe em nota, na qual se apresenta como a maior exportadora do setor para os Estados Unidos e a maior fabricante de fogões do mundo.

"A operação vai continuar. A Mabe tem marcas com tradição no mercado e assegura a todos que manterá a qualidade dos produtos e dos serviços de pós-venda", complementou a nota.

A empresa tem fábricas em Campinas, Hortolândia e Itu, esta última fechada como parte do processo de recuperação.

A Mabe detém cerca de 20% do mercado brasileiro de eletrodomésticos de linha branca, que é liderado pela multinacional americana Whirlpool, com 40% do mercado. Em segundo lugar está a sueca Electrolux, com participação de 30%.

O Brasil representa 25% do faturamento mundial da fabricante, de US$ 4 bilhões em 2012, e é seu maior mercado, à frente do México.

Procurada para comentar a decisão, a empresa disse que não vai se manifestar até que seja definida a estratégia de recuperação.

ELETROS

A Eletros, entidade que representa as fabricantes de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, informou que foi surpreendida pela notícia do pedido de recuperação judicial.

"É uma grande surpresa. Não temos detalhes, só fomos informados que o pedido de recuperação foi aceito", disse Lourival Kiçula, diretor-executivo da entidade.

Kiçula ressaltou que ficou surpreso com a notícia tendo em vista que a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a linha branca foi prorrogada e que a Mabe nunca havia reclamado de problemas de liquidez. Além disso, segundo ele, os fogões da marca Dako têm fortes vendas no interior.

O setor encerrou o ano passado com crescimento entre 16% e 20% em termos de volume quando comparado a 2011. Foram comercializados 7,3 milhões de geladeiras, 5 milhões de máquinas de lavar e 6,6 milhões de fogões.


Endereço da página: