Folha de S. Paulo


Queda na exportação reduz crescimento da indústria, aponta pesquisa

A indústria brasileira registrou, em abril, o ritmo de crescimento mais lento dos últimos seis meses. Apesar da melhora em relação ao crescimento de março, o desempenho foi afetado pela queda nas vendas para exportação --o que não ocorria desde novembro do ano passado.

Os dados são do Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), pesquisa mensal realizada pelo grupo HSBC sobre o desempenho da indústria.

Balança comercial registra deficit de US$ 994 milhões e pior abril da história

"Este é mais um sinal de que a recuperação econômica em 2013 é ainda modesta", disse Andre Loes, principal economista do HSBC no Brasil, em relatório.

Segundo ele, os dados da pesquisa reforçam a percepção de que após um início de ano forte, a atividade econômica perdeu força ao longo do primeiro trimestre.

A indústria ainda sofreu com pressões inflacionárias --em março, o IPCA, a inflação oficial do país, chegou a 6,58% no acumulado dos últimos 12 meses, ultrapassando o teto da meta estipulado pelo governo (6,5%).

As matérias-primas que mais subiram de preço no período foram o aço, o plástico e os combustíveis. Devido à concorrência, nem toda carga de elevação dos preços foi repassada aos clientes, e parte dos custos foi absorvida pela indústria.

EMPREGOS

O relatório do HSBC apontou ainda que houve redução que no número de funcionários, a primeira registrada pelo setor em quatro meses.

Outros fatores apontados pela pesquisa como determinantes para o fraco desempenho foram a escassez de matérias-primas, a logística prejudicada pela má condição das estradas do país e uma deterioração no desempenho dos fornecedores.

A pesquisa é resultado de questionário enviado mensalmente a executivos de compras de cerca de 400 empresas industriais.


Endereço da página:

Links no texto: