Folha de S. Paulo


Contribuinte pode corrigir declaração do IR fora do prazo

Termina nesta terça-feira (30) o prazo para entregar a declaração de IR (Imposto de Renda) de 2013 referente aos ganhos obtidos no ano passado.

Quem ainda não prestou contas ao fisco deve se apressar. É possível, por exemplo, entregar a declaração incompleta para depois enviar uma retificação e mesmo assim fugir da multa.

"O importante é não perder o prazo, mesmo que a declaração não inclua todos os dados", diz Luiz Monteiro, auditor da Receita Federal.

Veja página especial sobre o Imposto de Renda 2013
Folha e IOB Folhamatic respondem perguntas sobre IR

Para quem ultrapassar o prazo, a multa é de 1% sobre todo o imposto devido. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo, de 20% do IR devido.

"Mesmo quem tem imposto a restituir está sujeito a pagar multa em caso de atraso", diz Ricardo Gutterres, especialista em Imposto de Renda da Coad, empresa de assessoria contábil.

O sistema da Receita Federal aceita a declaração com informações básicas, como dados pessoais, mesmo que não sejam incluídas fontes de renda ou saldo bancário.

Não há multa sobre uma declaração incompleta, mas caso o contribuinte não retifique o mais rápido possível, corre o risco de cair na malha fina. "Isso é apenas uma válvula de escape para o curto prazo. É recomendável enviar a retificação já em maio", diz Monteiro.

Após a entrega, no entanto, o contribuinte não pode alterar a forma da declaração. "Se o contribuinte escolheu a declaração simples, não poderá mudar isso na retificação", afirma Eduardo Wurzmann, presidente da H&R Block, empresa especializada em IR.

A Receita dá duas opções de preenchimento da declaração: a simplificada e a completa. Não é possível fazer deduções na declaração simples, mas há desconto de 20% sobre os rendimentos tributáveis (como salários, aluguéis, pensões e aposentadoria, sobre os quais incide o IR).

Na completa, o desconto não se aplica, mas é possível deduzir despesas como gastos com saúde e educação.

Segundo dados da Receita Federal, até as 16h de ontem pouco mais de 5 milhões de contribuintes ainda não haviam enviado a declaração. O Fisco recebeu os dados de 21 milhões de contribuintes, sendo que são esperadas 26 milhões de declarações para este ano.

DÚVIDAS

Para quem precisa de ajuda na declaração, é possível conseguir auxílio gratuito com alunos e professores de ciências contábeis.

Os alunos da Unicid (Universidade Cidade de São Paulo), com o apoio de seus professores, respondem dúvidas de contribuintes pelo e-mail imposto.renda@unicid.edu.br até o final do prazo para a entrega da declaração.

A Anhanguera fará um plantão de dúvidas nesta terça-feira, em seu campus no Tatuapé, entre as 19h e as 22h. A unidade fica na av. Guilherme Giorgi, 1.245, zona leste de São Paulo.

Editoria de arte/Folhapress
Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: