Folha de S. Paulo


A um dia do fim do prazo, 5,9 milhões ainda não declararam IR

Faltando um dia para o término do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda, 5,9 milhões de contribuintes ainda não enviaram a documentação à Receita Federal.

Até as 10h desta segunda-feira (29), a Receita Federal recebeu as informações de 20,1 milhões de contribuintes. São esperadas para este ano 26 milhões de declarações.

Veja a página especial da Folha sobre IR
Saiba quem deve declarar o Imposto de Renda
Confira dicas para não cair na malha fina do IR 2013

O documento precisa ser enviado ao fisco até amanhã (30).

A partir da meia-noite de quarta-feira, a Receita retira do ar o sistema que recebe as declarações, até quinta-feira (2), às 8h.

O contribuinte que mandar a declaração com atraso, ou seja, a partir de quinta-feira, receberá no envio a notificação para pagamento da multa, que é de 1% por mês sobre o imposto devido. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74, e o máximo é de 20% do IR devido.

O programa para preencher a declaração está disponível na página da Receita na internet. No mesmo endereço, o contribuinte pode baixar o programa Receitanet, necessário para enviar a declaração ao Fisco.

O fisco alertou para o risco dos contribuintes deixarem para enviar a declaração nos últimos dias, pois podem encontrar dificuldades, com o acúmulo de acessos ao endereço da Receita.

Editoria de arte/Folhapress
Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: