Folha de S. Paulo


BG e Petrobras recebem grandes áreas de hidrocarbonetos na Bolívia

A petroleira estatal boliviana YPFB disse nesta quarta-feira (6) que a BG e a Petrobras receberam a concessão de áreas de exploração de mais de 500 mil hectares para fazer investimentos de risco em busca de petróleo e gás natural.

As nova áreas, localizadas na região suboriental do Chaco, têm um "importante potencial de hidrocarbonetos" e sua concessão busca "repor reservas e contribuir para honrar com os compromissos atuais de exportação e industrialização dos hidrocarbonetos", informou a YPFB em um comunicado.

A britânica BG, que já opera no país em sociedade com a espanhola Repsol, recebeu a área de Huacareta, de 453 mil hectares, onde estudos preliminares estabeleceram uma grande probabilidade de conter gás natural, a maior riqueza do país.

A brasileira Petrobras, que opera cerca de metade da produção boliviana de gás natural, ficou com a área de 100 mil hectares de Cedro, na região oriental de Santa Cruz, próxima a grandes jazidas de gás em operação.

A YPFB não divulgou os números de investimento ou quaisquer outros detalhes dos contratos de prospecção e eventual exploração que, segundo a estatal, já foi assinado com ambas empresas.

A produção boliviana de gás natural oscila atualmente entre 50 e 55 milhões de metros cúbicos diários, dos quais mais de 80% é enviado para a Argentina e o Brasil, em um negócio que no ano passado atingiu um valor de US$ 5,428 bilhões.


Endereço da página: