Folha de S. Paulo


Dados positivos sobre economia americana e chinesa impulsionam preços do petróleo

Os preços do petróleo fecharam em alta nesta terça-feira (29) refletindo o maior otimismo dos investidores, após a divulgação de dados positivos sobre o mercado imobiliário nos EUA terem reforçado a crença de que o país caminha para uma retomada econômica.

Assim, o contrato com vencimento em março deste ano --o mais negociado na Bolsa de Nova York-- obteve alta de 0,9% hoje, fechando aos US$ 97,28 por barril. Já o preço do petróleo Brent --negociado no mercado de Londres-- ficou em US$ 114,01, configurando uma alta de 0,5%.

Segundo dados divulgados pela Standard & Poor's, os preços de moradias nos EUA cresceram 5,5% em novembro, aumentando as evidências de uma recuperação no mercado imobiliário do país.

Além disso, as atenções também se voltaram para o principal instituto de pesquisas econômicas chinês, que elevou sua projeção de crescimento da economia da China de 8,2% para 8,4% em 2013, prevendo expansão mais rápida no primeiro semestre. A China é um importante consumidor de commodities mundial.

Os investidores permanecem de olho ainda na primeira reunião do Fomc (comitê de política monetária americano) no ano, que teve início hoje. O evento ocorre até amanhã e é acompanhado de perto pelo mercado, pois a autoridade anunciará se mantém ou não inalterada a taxa básica de juros dos EUA, atualmente entre 0 e 0,25% ao ano, seu menor patamar histórico.


Endereço da página: