Folha de S. Paulo


Oi confirma troca na presidência

A Oi enviou à CVM (Comissão de Valores Mobiliarios) um comunicado informando que o presidente da Oi, Francisco Valim, foi desligado da empresa. No cargo ficará o presidente do conselho de administração Jose Mauro Mettrau Carneiro da Cunha.

No conselho, ele foi substituído pelo suplente José Augusto da Gama Figueira. A partir de agora, a Oi contratará headhunters para procurar um novo presidente, da mesma forma como ocorreu anteriormente, com Manoel Horácio Silva e Luiz Eduardo Falco.

A indicação de Cunha faz parte de um rito definido no estatuto da companhia. De acordo com ele, sempre que a presidência da companhia estiver vaga, assume o presidente do conselho de administração ate a escolha do novo executivo.

Conforme a Folha revelou na edição desta segunda-feira (21), a saída de Valim ocorre devido à insatisfação dos controladores com os resultados apresentados. Há um ano e meio no cargo, Valim aumentou gastos, principalmente com o processo de reestruturação societária após a incorporação definitiva da Brasil Telecom no ano passado. As receitas e o lucro caíram e os investimentos dobraram.

Contratado por um dos salários mais elevados do setor (R$ 100 milhões por quatro anos), Valim deverá receber o valor integral como "indenização" pelo encerramento antecipado de seu contrato, apesar de uma parte desse valor estar vinculada a seu desempenho.


Endereço da página:

Links no texto: