Folha de S. Paulo


Abertura de empresa no DF deve ficar mais rápida

Um projeto a ser lançado nesta terça-feira (30) no Distrito Federal pretende reduzir o tempo que se leva para abrir uma empresa na região, de 49 para 9 dias.

A iniciativa, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do DF, é reduzir a burocracia para formalização e legalização de empreendedores.

Primeiramente, o projeto vai contemplar a abertura de empresas em Taguatinga e na Região do Plano Piloto. A expansão deve ser gradativa.

A facilidade deverá vir da unificação dos bancos de dados dos órgãos responsáveis pela abertura de empresas no Distrito Federal: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Junta Comercial.

Após a realização do processo de abertura on-line da empresa, feito no próprio site da Secretaria de Desenvolvimento, o empreendedor deverá entregar cópias dos dados na Junta Comercial, que se responsabiliza pelo envio das informações aos demais órgãos.

Segundo a secretaria, o link que dará acesso ao procedimento estará disponível a partir da meia-noite de hoje.

Cristiano Araújo, secretário de Desenvolvimento Econômico do DF, afirma que o projeto tem a missão de eliminar o excesso de obrigações legais dos empresários. "Estamos implementando meios para desburocratizar e incentivar a atividade econômica no DF", disse.

"O site é simples, os empresários não terão dificuldades de acesso, pois se trata de uma plataforma amigável com informações que ajudam no fechamento do processo de preenchimento dos dados", afirmou Cristiane Hanashiro Okada, presidente da Junta Comercial do DF.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a burocracia é a principal reclamação dos empresários brasileiros.


Endereço da página:

Links no texto: