Folha de S. Paulo


Cantora transforma prece para Nossa Senhora do Pantanal em música

Anastácio, 1983

Eu vi e vivi o nascer de Nossa Senhora do Pantanal.

Em meados dos anos 1980, em 1983 para ser mais exata, eu estava morando em Anastácio, pequena cidade à beira do rio Aquidauana, vizinha à cidade de mesmo nome. A região é considerada o portão de entrada do Pantanal.

Minha casa ficava um pouco isolada, ali era beira de rio, num bairro da cidadezinha. Por isso, muitas vezes eu ficava sozinha com minhas quatro filhas ainda pequenas.

Alguns acontecimentos geravam medo e preocupações. Não tínhamos telefone em casa, tampouco carro, e às vezes até ficávamos sem luz.

Comecei então a me apegar a um poema escrito por Orlando Antunes Batista, um escritor da região, que esteve na minha casa na época e me entregou os versos para que os musicasse. Professor universitário, Orlando vivia naquele tempo pelos pantanais, depois se radicou em Três Lagoas. Sei que ele continuou com sua poesia sempre impregnada da natureza pantaneira.

Adriana Yamamoto
Uma das imagens de Nossa Senhora do Pantanal de Alzira
Uma das imagens de Nossa Senhora do Pantanal de Alzira

O título do poema era "Nossa Senhora do Pantanal". A inspiração não demorou a vir, pois tive que rezar muito para ela, e a canção saiu como uma prece.

Certa noite, fui acordada por barulhos violentos no telhado. As crianças também despertaram, e todos fomos tomados pelo medo. Não sabíamos o que seria aquele ruído: bichos ferozes, animais selvagens, almas paraguaias? Extraterrestres?

Tive que recorrer à fé, e especialmente a essa santa, pois certamente apenas uma santa local poderia entender daqueles rios, daqueles bichos, daquelas almas, daquele céu.

E, assim, comecei a cantar para realmente os males espantar. E foi o que aconteceu. Dali em diante, cantei muito a música em shows que fazia por todo o Estado, e a santa foi ganhando devotos desde então. Em 2001, virou padroeira da cidade de Corumbá e desse santuário ecológico que é o Pantanal.

Cheguei a gravar a canção em uma coletânea de composições sul-matogrossenses chamada "Pantanal 2000". Depois de quase 20 anos, jovens artesãos criaram uma imagem da santa tal qual retratada no poema de Antunes.

Muitas vezes, penso que pude constatar na pele a aparição dessa mãe de fé, que me ajudou e, com certeza, a tantos outros, a superar dificuldades e medos. Para mim, foi um verdadeiro milagre, porque obtive logo em seguida uma chance de dar continuidade à minha carreira. Só tenho a agradecer.

Eis o poema:

Ouça a canção

Ouça no soundcloud

"Nossa Senhora do Pantanal

Quero cantar meu Pantanal

A pesca do peixe, o mundo natal

Da seriema livre no quintal

Nossa Senhora do Pantanal

Minha canção vem do coração

Não tem mal, tem o som do sabiá

O mugido do novilho

As manhãs feridas de orvalho

Nossa Senhora do Pantanal

Canto essa canção no portão do Pantanal

Deixando no ar o sinal, o som do violão

Quebrando os males que me matam

Vendo a vida refletida no espelho do corixo

Minha querida santa quero te adornar

Com aguapés que nascem nas águas dos nossos rios

Lambendo meus pés".

ALZIRA ESPÍNDOLA, a Alzira E, 59, é cantora e compositora.


Endereço da página: