Folha de S. Paulo


Arnaldo Baptista comenta faixa a faixa 'Loki?', seu álbum de 1974

FAIXA A FAIXA
As dez canções de "Loki?", comentadas por Arnaldo Baptista

"Será que Eu Vou Virar Bolor"
"Quando eu estava em casa sozinho, pensando na vida, pensava em coisas que me dariam prazer. Por exemplo, um Porsche, um gravador profissional. Isso me levou a compor essa música. Eu pensava: 'Pra comprar um Porsche, tenho de trabalhar 50 anos. Eu vou virar bolor antes'."

"Uma Pessoa Só"
"Na época d'Os Mutantes, a gente atingiu uma coisa mental em que a pessoa entrava dentro da mente de todas as outras, ficava uma só. Como se eu estivesse tocando contrabaixo, e o Liminha, teclado. A gente fazia um ego do conjunto, como um ente único que tocava."

"Não Estou nem Aí"
"Um afinador de piano veio em casa e falou: 'Já pensou que vai morrer um dia?' Isso ficou na minha cabeça, e eu entrei numa de 'não estou nem aí'. Compus nesse sentido. Tem também um livro ['O Grande Circo'] em que um piloto de caça francês decola para um combate com essa sensação."

"Vou me Afundar na Lingerie"
"A Rita Lee fazia show para a Rhodia [multinacional francesa com produção têxtil], e a gente acompanhava. Tinha naquela época umas modelos lindas. Ficava olhando elas passarem e compus influenciado por isso. Queria me afundar na lingerie."

Arnaldo Batista - Loki (CD)
Arnaldo Batista
l
Comprar

"Honky Tonky"
"É uma música só de piano. Minha mãe era tecladista, tocou em Viena com a orquestra sinfônica. Eu tinha uma coisa de pianista de ter que ser melhor que a minha mãe. Então compus essa música num sentido de tentar ser o melhor possível no teclado."

"Cê Tá Pensando que Eu Sou Loki?"
"Ia com um amigo a São Paulo comprar carro. Um dia, ele falou 'este aí me acha lóki', eu perguntei 'o que é isso?', daí ele me explicou. E integrei às minhas gírias. 'Cilibrina' [também na letra] é outra do pessoal que vendia carro. É um farol, 'sealed beam'."

"Desculpe"
"Eu tinha uma vida em casa com a Tereza Chuchu Beleza [Tereza Kawall, sua namorada à época]. Às vezes, não ficava com ela até tarde, ficava no piano estudando. Então, pedi desculpa por não estar tomando café com ela, mas estudando para atingir a glória. Não foi para a Rita Lee, foi para ela."

"Navegar de Novo"
"Li num número da 'Scientific American' que o mundo estava evoluindo no sentido de cidades enormes. Então poderíamos dividir [as metrópoles]. Por isso botei [na letra]. Dava para fazer uma cidade grande em Campinas, outra em Sorocaba -não só em São Paulo."

"Te Amo, Podes Crer"
"Essa música é interessante, o sentido poético é grande para mim. É a mais poética que eu fiz até hoje, a mais difícil. E, no sentido pianístico, é bem técnica. Foi importante na minha carreira como performer, músico, compositor -a mais profunda no sentido de composição e valor."

"É Fácil"
"É um disco inteirinho sem guitarra. Toquei violão em uma para mostrar que eu sabia tocar e chamei de 'É Fácil' porque, se quisesse, eu teria gravado. Mas não tinha amplificador nem guitarra, então não usei. Nunca toquei essa música ao vivo."

Ouça no spotify


Endereço da página:

Links no texto: