Folha de S. Paulo


Após represálias em 2017, Grammy destaca rap e R&B na 60ª edição

Paras Griffin/Getty Images/AFP
Kendrick Lamar, que tem sete indicações no Grammy
Kendrick Lamar, que tem sete indicações no Grammy

O 60º Grammy, cuja cerimônia acontece na noite deste domingo (28), chega acompanhado de expectativa por uma premiação diversa.

Uma espécie de resposta à edição anterior, que ficou marcada por premiar artistas brancos em suas principais categorias –#GrammySoWhite (#grammytãobranco) virou assunto do momento nas redes sociais.

Enquanto na edição passada prevaleceu a disputa entre Adele e Beyoncé –a britânica desbancou a americana, que trazia uma aclamada obra conceito com debate racial, em três importantes categorias–, a premiação evidencia o rap e o R&B neste ano.

Os principais concorrentes são Jay-Z, com oito indicações pelo álbum confessional "4:44", e Kendrick Lamar, com sete indicações por "DAMN.", que, com temática racial, bateu recordes de streaming.

Ambos disputam os prêmios de melhor álbum e melhor gravação, ao lado de nomes como Childish Gambino ("alter ego" musical do ator Donald Glover) e Bruno Mars.

Com sua inclusão em categorias deste ano, Jay-Z soma 74 indicações ao longo da carreira –tendo vencido 21 delas.

Na safra dos artistas revelação, destacam-se os rappers Khalid, 19, cujo álbum "American Teen" ficou em terceiro lugar nas paradas musicais, e SZA, 27, ambos estreantes na premiação, com cinco indicações cada um.

Ouça no deezer

A cerimônia será ambientada no Madison Square Garden, em Nova York, e contará com uma apresentação de Elton John. O britânico anunciou na quarta (24) que fará sua última turnê mundial.

Neil Diamond, que se aposentou após receber diagnóstico de mal de Parkinson, será homenageado com prêmio pelo conjunto de sua obra.

ESNOBES E ESNOBADOS

O evento que premia destaques da indústria fonográfica omitiu seu maior hitmaker, o cantor britânico Ed Sheeran, de suas principais categorias. Estrelas pop como Lady Gaga foram mencionadas apenas em seções secundárias.

Assim como em 2017, em que Frank Ocean optou por não submeter seus dois álbuns, "Blonde" e "Endless", à análise de júri como boicote à premiação, Drake deixou de fora da disputa deste ano o álbum –ou playlist, como prefere chamar– "More Life".

*

INDICAÇÕES
Veja quem concorre nas principais categorias

Gravação do ano

"Redbone" - Childish Gambino
"Despacito" - Luis Fonsi e Daddy Yankee com participação de Justin Bieber
"The Story of O.J." - Jay-Z
"HUMBLE." - Kendrick Lamar
"24K Magic" - Bruno Mars

Álbum do ano

"Awaken, My Love!" - Childish Gambino
"4:44" - Jay-Z
"DAMN." - Kendrick Lamar
"Melodrama" - Lorde
"24K Magic" - Bruno Mars

Canção do ano

"Despacito" - Luis Fonsi e Daddy Yankee com participação de Justin Bieber
"4:44" - Jay-Z
"Issues" - Julia Michaels
"1-800-273-8255" - Logic com participação de Alessia Cara e Khalid
"That's What I Like" - Bruno Mars

Artista Revelação

Alessia Cara
Khalid
Lil Uzi Vert
Julia Michaels
SZA


Endereço da página:

Links no texto: