Folha de S. Paulo


Acusado de assédio, ator James Franco é removido de capa de revista

Jordan Strauss/Invision/AP
James Franco, na cerimônia do Globo de Ouro
James Franco, na cerimônia do Globo de Ouro

Acusado por pelo menos cinco mulheres de ter cometido assédio sexual, o ator James Franco teve sua imagem removida da capa de uma edição especial da revista americana "Vanity Fair".

Durante a temporada das premiações, a publicação tradicionalmente estampa uma de suas edições com atores e atrizes hollywoodianos que foram destaque.

Na edição deste ano aparecem Oprah Winfrey, Reese Witherspoon, Tom Hanks, Robert De Niro e outros. Franco, que havia posado para essa edição, foi removido digitalmente.

"Tomamos a decisão de não incluir James Franco quando soubemos das acusações contra ele", disse um porta-voz da "Vanity Fair" ao site da revista "The Hollywood Reporter".

Reprodução
Capa da revista 'Vanity Fair', que removeu o ator James Franco
Capa da revista 'Vanity Fair', que removeu o ator James Franco

Franco enfrenta essas denúncias desde que venceu o Globo de Ouro por melhor cômico por "Artista do Desastre", no último dia 7.

Ele nega as imputações. Ao apresentador Stephen Colbert, o ator afirmou que se responsabiliza por seus atos e que as denúncias que surgiram contra ele no Twitter eram "imprecisas".

Seu "apagamento" vem na esteira de um coro cada vez que se insurge contra o assédio sexual em Hollywood e que resultou em campanhas como a #MeToo (eu também) e "Time's Up" (o tempo acabou).

Talvez até por isso o Oscar tenha se antecipado e tentado evitar controvérsias: Franco não aparece entre os indicados a melhor ator, a despeito de sua vitória no Globo de Ouro, e seu colega Casey Affleck, acusado de condutas semelhantes, não participará da tradicional apresentação do prêmio de melhor atriz.


Endereço da página:

Links no texto: