Folha de S. Paulo


'Pega pega' pode ter o melhor Ibope de uma novela das 19h desde 2012

"Essa não é uma novela sobre impunidade nem sobre redenção, mas sobre escolhas éticas e as suas consequências." É assim que Claudia Souto, autora de "Pega Pega", resume a trama da atual novela das sete da Globo, que termina na próxima segunda (8), com bons índices de audiência em São Paulo.

A trama embalou da metade para o fim e, se mantiver a média de 29 pontos no Ibope (1 ponto em São Paulo corresponde a cerca de 70,5 mil domicílios) nesta reta final, terá a melhor audiência do horário desde 2012, quando foram exibidos na faixa "Cheias de Charme" e o remake de "Guerra dos Sexos".

Baseado no livro "Desejo de Status", de Alain de Botton (2004), o folhetim propôs um debate sobre as relações humanas com o dinheiro, da cobiça à luxúria. A trama, que teve de roubo milionário a morte misteriosa, cativou o público e promete algumas surpresas, segundo a autora, para o último capítulo.

"Contei a história dos quatro funcionários que resolvem mudar de vida passando a mão na grana do patrão, que por sua vez ia dar uma banana para o Imposto de Renda", comenta Souto. Para ela, os ladrões representam "a vingança popular para essa suruba de malas de dinheiro da vida real".

As discussões sobre ética foram tratadas com leveza, adequada à faixa de horário. A autora reforça que os crimes não foram problema para o humor. "A comédia vem em primeiro lugar, porque entendo que o horário das sete funciona como um despressurizador para o telespectador que chega em casa".

Marcelo Serrado, que interpreta o vilão Malagueta, se surpreendeu com a popularidade de seu personagem, que continuou em alta mesmo após ser preso. Destino merecido, segundo ele."Na ficção, pelo menos, a gente tem que ver que as pessoas que cometem erros são punidas."

Souto não economizou no romance, ingrediente obrigatório nos folhetins. Casais sonsos, outros improváveis e alguns não correspondidos: o favorito do público foi também o menos ético.

A união de Malagueta e Maria Pia (Mariana Santos) foi celebrada pelo público, que torcia pela personagem de Santos após passar boa parte da trama sendo rejeitada por Eric (Matheus Solano).

Mariana Santos comemorou a reviravolta e o sucesso da personagem e diz que pode haver final feliz para os pombinhos. Talvez na cadeia.


Endereço da página:

Links no texto: