Folha de S. Paulo


Coleção Folha traz clássico de Emily Brontë 'O Morro dos Ventos Uivantes'

Divulgação
A escritora inglesa Emily Brontë
A escritora inglesa Emily Brontë

Primeiro e único livro escrito pela inglesa Emily Brontë (1818-1848), "O Morro dos Ventos Uivantes" chega às bancas no domingo (31) pela Coleção Folha Mulheres na Literatura.

O romance, que trata de um amor obsessivo, foi publicado em 1847, e narra em duas partes a história de Heathcliff e Cathy. Criados como irmãos adotivos, eles se apaixonam, mas são separados pelo irmão dela, Hindley.

Quando ela se casa com Edgar, um vizinho com posses, Heathcliff desaparece por anos e volta rico, mas muito tarde; Cathy morre após dar à luz uma filha.

Heathcliff, um dos personagens mais fascinantes da literatura, continua no plano de vingança, em uma narrativa que é sobre amor mas também sobre poder e diferença de classes.

"A alma de Heathcliff varre o livro com a violência das piores tempestades; a literatura inglesa não seria a mesma depois de sua aparição", escreveu Marcelo Coelho, colunista da Folha, que assina a contracapa da edição.

Emily é uma das três irmãs Brontë, que produziram poucas, porém marcantes obras da literatura inglesa.

Emily Brontë - O Morro dos Ventos Uivantes (Vol. 21)
Emily Bronte
l
Comprar

Charlotte (1816-1855), a mais prolífica, foi poeta e deixou quatro romances, entre os quais "Jane Eyre"; Anne (1820-1849), é autora de "Agnes Grey". Mas a obra mais difundida do trio é mesmo o romance único de Emily, em parte por causa do cinema.

O livro teve várias adaptações, desde de 1939, quando William Wyler o filmou, com Laurence Olivier e Merle Oberon nos papéis principais, passando pela que traz Juliette Binoche e Ralph Fiennes como o casal, até a mais recente, de 2011, de Andrea Arnold. Outra virá em 2018.


Endereço da página:

Links no texto: