Folha de S. Paulo


Crítica

'As Aventuras de Tadeo 2' tem boa dose de trapalhadas e apuro visual

Divulgação
Cena da animação 'As Aventuras de Tadeo 2 - O Segredo do Rei Midas
Cena da animação 'As Aventuras de Tadeo 2 - O Segredo do Rei Midas'

AS AVENTURAS DE TADEO 2: O SEGREDO DO REI MIDAS (bom)
(Tadeo Jones 2: El Secreto del Rey Midas)
DIREÇÃO Enrique Gato
PRODUÇÃO Espanha, 2017, livre
ELENCO Oscar Barberán, Trevor White, Michelle Jenner
QUANDO em cartaz, veja salas e horários de exibição

*

Tadeo Jones (ou Stones, na versão dublada) parece estar seguindo os passos de seu inspirador. Devido ao sucesso do filme lançado em 2013, a paródia animada de Indiana Jones já ganhou sua segunda jornada nos cinemas.

Também dirigida pelo espanhol Enrique Gato, "As Aventuras de Tadeo 2 - O Segredo do Rei Midas" conserva os ingredientes principais do primeiro longa-metragem: ação, humor, história e mitologia, personagens cativantes, além de uma boa dose de trapalhadas.

Depois de salvar os tesouros de uma cidade inca, o pedreiro e agora estudante de arqueologia precisa resgatar a amiga-colorida Sara das mãos de Jack Rackham, um vilão obcecado pelas pistas que levam ao colar poderoso de Midas.

Nessa saga repleta de perigos, mistérios e desafios, Tadeo tem a companhia do cachorro de estimação Jeff, do pássaro Belzoni, da estagiária ambiciosa Tiffany e da múmia alucinada, que não dá sossego ao amigo humano.

Embora às vezes meio irritante, a criatura milenar é responsável pelas porções de humor da trama. Sob disfarces inusitados —como o de Elvis Presley ou de uma dançarina de flamenco– ela rouba a cena em grande parte da produção.

Até porque, em termos de estrutura, nem há tantas novidades assim. A atmosfera é bastante similar à do filme anterior e o roteiro não se esforça muito para surpreender o público.

Em compensação, algumas escolhas espertas favorecem uma trama pouco envolvente.

O vilão genérico não ofusca a trajetória dos mocinhos; o herói é inseguro e estabanado na medida; o suspense em torno de um possível romance entre os protagonistas deixa o espectador curioso; as piadas são bem distribuídas e não atropelam o ritmo da narrativa.

Mas o ponto alto de "As Aventuras de Tadeo 2" vai para a conta do apuro visual. Gráficos coloridos e extremamente bem feitos recriam paisagens de Las Vegas, Granada e Capadócia com qualidade compatível à vista nas animações dos estúdios de Hollywood.

Pena que o conteúdo não apresente a mesma consistência. Falta um recheio mais elaborado para acompanhar uma embalagem tão atraente.

Assista ao trailer de 'As Aventuras de Tadeo 2'

Assista ao trailer de 'As Aventuras de Tadeo 2'


Endereço da página:

Links no texto: