Folha de S. Paulo


Momento político conturbado e polêmicas marcaram teatro em 2017

Um ano de polêmicas nas artes, 2017 também guardou discussões e ânimos aflorados nos palcos brasileiros.

A política permeou a cena, tanto ao discutir a polarização de ideias quanto ao debater o lugar de minorias na sociedade e nas artes.

Foi ainda um ano de produções marcantes, além, claro, da reencenação, após meio século, de "O Rei da Vela", do Teatro Oficina.

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Todas as cores

A discussão sobre o racismo e o papel do negro se mostrou muito presente. A MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo reuniu em sua grade três montagens com a temática; já a Companhia Brasileira de Teatro mergulhou no assunto em "Preto". Fora os debates sobre a representação e a participação do negro nas artes

Lenise Pinheiro/Folhapress
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Grace Passô no espetáculo "Preto, da Companhia Brasileira de Teatro

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Podres poderes

O tom político marcou não só boa parte das produções teatrais de 2017 –de "O Rei da Vela", em remontagem do Teatro Oficina, a "Selvageria", de Felipe Hirsch, e "11 Selvagens", de Pedro Granato – como os debates no meio artístico, que se debruçou sobre a redução da verba da pasta e questões de censura e intolerância

Luís Egídio/Divulgação
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Caco Ciocler em cena da peça "Selvageria", do diretor Felipe Hirsch

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Aquelas mulheres

Obras de cunho feminista também se fizeram presentes, como o monólogo "Carne de Mulher", com Paula Cohen, a adaptação teatral de "A Guerra Não Tem Rosto de Mulher", da bielorrusa Svetlana Aleksiévitch, e até o Cirque du Soleil, com uma versão feminista de "A Tempestade", de Shakespeare. Além disso, muitos encontros pautaram o debate sobre a produção dramatúrgica de mulheres

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Afasta de mim esse cálice

Na onda dos embates entre grupos conservadores e o meio artístico, "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" chegou a ser vetada pela Justiça –liminares suspenderam sessões em Jundiaí (SP) e em Salvador (BA). A peça da dramaturga inglesa Jo Clifford recria a história de Jesus como uma transexual, e a montagem brasileira, em circuito desde 2016, foi acusada de "debochar" de símbolos religiosos

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Cai o pano

Este foi o ano em que se perdeu Ruth Escobar, atriz, produtora e ativista, responsável por colocar o país na vanguarda teatral dos anos 1970. Além dela, Peter Hall, fundador da Royal Shakespeare Company, o dramaturgo americano Sam Shepard e o ator Marcos Tumura

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Esfriou

A anúncio de congelamento de quase 50% do Orçamento da Cultura na cidade de São Paulo causou celeuma no meio artístico, que respondeu com uma série de protestos. Produções foram afetadas, e a crise financeira também atingiu a organização de festivais

Eduardo Anizelli/Folhapress
 SAO PAULO, SP, BRASIL, 22-02-2017, 17h20: Artistas fazem protesto nas escadarias do Municipal contra o cngelamento de verbas da cultura. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, ILUSTRADA)
Manifestantes protestam em frente ao Theatro Municipal de São Paulo no dia 22 de fevereiro

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Esquentou

O Condephaat reverteu decisão de 2016 que proibia construção de torres pelo Grupo Silvio Santos no terreno vizinho ao Teatro Oficina, que é tombado. Outro debate envolveu o TBC. Em agosto, o MinC anunciou que concederia a administração da casa histórica à iniciativa privada

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Destaques do ano

Cinco grandes peças de 2017

O Rei da Vela
50 anos após montagem original, Teatro Oficina ainda impacta com peça

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Boca de Ouro
Com ricas referências visuais, Gabriel Villela dá potência à peça de Nelson Rodrigues

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Suassuna: O Auto do Reino do Sol
Grupo Barca dos Corações Partidos emociona no resgate do musical popular

Matheus José Maria/Divulgação
Companhia Barca dos Corações Partidos em cena do musical
Companhia Barca dos Corações Partidos em cena do musical "Suassuna - Auto do Reino do Sol"

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Grande Sertão: Veredas
Releitura sonora da obra de Guimarães Rosa pela diretora Bia Lessa

Lenise Pinheiro/Folhapress
Isis Valverde posa para a capa da revista
Luisa Arraes (ao fundo) e Caio Blat (como o jagunço Riobaldo) em ensaio de 'Grande Sertão: Veredas'

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Tom na Fazenda
Montagem contida, mas extremamente potente, da peça de Michel Marc Bouchard

Lenise Pinheiro/Folhapress
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Atores Gustavo Vaz (esq.) e Armando Babaioff na peça "Tom na Fazenda"

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