Folha de S. Paulo


crítica

Filme de ação com Will Smith na Netflix, 'Bright' tem bom roteiro

Matt Kennedy/Associated Press
This image released by Netflix shows Will Smith, right, and Joel Edgerton in a scene from,
Will Smith (dir.) e Joel Edgerton em cena de 'Bright'

BRIGHT (muito bom)
DIREÇÃO David Ayer
ELENCO Will Smith e Joel Edgerton
PRODUÇÃO EUA, 2017
ONDE Netflix

*

Um filme de ação que mistura trama policial com personagens de fantasia sci-fi e é estrelado por Will Smith poderia estrear no cinema com boa perspectiva. Talvez até passar dos US$ 100 milhões, como o ator conseguiu na franquia "Homens de Preto".

Por isso, a liberação a partir de hoje de "Bright", produzido e disponibilizado pela Netflix, recebe tratamento de estreia mundial de um blockbuster. E o filme mostra trunfos para atrair milhões de espectadores na plataforma sob demanda.

O longa tem semelhanças com "Missão Alien" (1988), no qual James Caan interpreta um policial humano que tem como parceiro um alienígena (Mandy Patinkin), numa Terra com tensões raciais depois da imigração de uma raça de outro planeta.

Em "Bright", Smith é Daryl Ward, policial que precisa patrulhar as ruas de uma Los Angeles em convulsão social ao lado de Nick Jakoby, bem interpretado pelo australiano Joel Edgerton debaixo de quilos de maquiagem.

Jakoby é o primeiro orc a se tornar policial. A Los Angeles alternativa proposta pelo roteiro exibe os humanos convivendo com elfos e orcs. São seres fantásticos que aparecem em várias fantasias literárias, sendo a mais popular "O Senhor dos Anéis".

Os elfos, bonitos e sofisticados, se enturmam com a elite humana. Já os orcs, de aspecto monstruoso e reações brutas, formam a classe mais baixa nesse cenário. Ocupam os bairros periféricos habitados na vida real por negros e hispânicos.

Ward é racista e não gosta do parceiro orc, numa convivência difícil. Aí surge Tikka, jovem elfa que tem em seu poder uma varinha de condão capaz de destruir a Terra.

Todos os bandidos do pedaço querem esse poder, e Tikka é caçada por policiais corruptos, elfos e gangues. Jakoby quer ajudá-la e traz Ward para essa cruzada.

Com muita ação, o ótimo roteiro elenca situações que fazem Ward se aliar ao orc. "Bright" entra para a lista de grandes "buddy cop movies", filmes de parceiros policiais, como "Máquina Mortífera".

Com algumas sacadas surpreendentes, "Bright" tem um bom desfecho e ajeita o caminho para uma possível continuação ou até mesmo uma série. Dificilmente a Netflix deixaria passar essa chance.

Assista ao trailer de 'Bright'

Assista ao trailer de 'Bright'


Endereço da página:

Links no texto: