Folha de S. Paulo


Acusado de assédio sexual, chef Mario Batali assume 'comportamento errado'

O chef de cozinha americano Mario Batali, 57, foi afastado de sua empresa —a Batali & Bastianich Hospitality— por tempo indeterminado após quatro mulheres o acusarem de cometer assédio sexual por pelo menos duas décadas.

Elas relataram ao site "Eater New York", de forma anônima, situações de assédio, como vezes em que Batali passava a mão em seus seios e glúteos.

Três das mulheres trabalharam para Batali em algum momento durante suas carreiras. Uma ex-funcionária afirma que, ao longo de dois anos, ele a agarrava por trás repetidamente e a mantinha presa contra seu corpo. Outra afirmou que ele agarrou seus seios em uma festa, enquanto estava bêbado.

O chef não negou as acusações, reconheceu "falhas" pessoais e disse que os relatos "combinam" com seu comportamento.

Bruno Santos - 12.mai.2015/Folhapress
O chef de cozinha Mario Batali, 57, foi acusado de assédio sexual por quatro mulheres
O chef de cozinha Mario Batali, 57, foi acusado de assédio sexual por quatro mulheres

"Esse comportamento estava errado e não há desculpas. Eu assumo toda a responsabilidade e sinto muito por qualquer dor, humilhação ou desconforto que eu tenha causado aos meus colegas, funcionários, clientes, amigos e familiares", disse.

"Levamos essas alegações muito a sério", disse o grupo Batali & Bastianich Hospitality —que presta serviços a 24 restaurantes de Batali, Joe Bastianich e outros. "Temos políticas e práticas sólidas no local que tratam de assédio sexual."

Em outubro de 2017, uma funcionária reportou o comportamento inapropriado de Batali para a empresa. Esta foi a primeira reclamação formal contra o chef, que foi repreendido e obrigado a fazer um treinamento, de acordo com a companhia.

Ele também foi afastado do programa de TV culinário "The Chew", que apresenta desde 2011.

Batali é sócio do complexo gastronômico Eataly, em São Paulo, e é dono de restaurantes como o Babbo, em Nova York, e do B & B Ristorante, em Las Vegas. O chef construiu um império que solidificou seu nome como um dos principais ícones culinários americanos.

ASSÉDIO SEXUAL

Confira a seguir um resumo sobre os principais casos de assédio sexual e estupro em Hollywood reportados recentemente.

Nick Carter
O integrante do Backstreet Boys foi acusado de estupro pela cantora Melissa Schuman, quando tinha 18 anos e ele 22. Schuman diz que o cantor a convidou para ouvir uma música no estúdio de seu apartamento, fez sexo oral nela contra sua vontade e, em seguida, a levou para uma cama e a estuprou.

Harvey Weinstein
No caso que foi o estopim para a avalanche de acusações em Hollywood, o outrora poderoso produtor de 65 é acusado de ter assediado e estuprado mulheres ao longo de três décadas. Entre as vítimas estão Angelina Jolie, Ashley Judd e Gwyneth Paltrow. Bob Weinstein, irmão de Harvey, também foi acusado de assédio.

Kevin Spacey
O ator de 58 anos foi acusado pelo colega Anthony Rapp de o ter assediado fisicamente quando a vítima tinha 14 anos. O ator mexicano Roberto Cavazos fez acusações semelhantes. Após as acusações, a Netflix suspendeu a última temporada da série "House of Cards" e afastou o ator do programa, além de cancelar o lançamento do filme "Gore", protagonizado por Spacey.

Louis C.K.
O comediante e diretor de 50 anos confirmou as acusações de assédio sexual feitas contra ele por cinco mulheres, publicadas em reportagem do "New York Times". Em dois relatos, o comediante se masturbou em frente a atrizes sem o consentimento delas. Após as denúncias, a estreia do filme "I Love You, Daddy", de Louis C.K., foi cancelada. A Netflix também cancelou a produção de um especial com o comediante.

James Toback
Segundo o "Los Angeles Times", mais de 30 mulheres denunciaram o diretor e roteirista de 72 anos de cometer assédio sexual. Autor da reportagem, Glenn Whipp disse ter sido contatado por 193 mulheres com acusações semelhantes contra Toback, autor do roteiro de filmes como "Bugsy" e "O Apostador".

Roman Polanski
Além de ter estuprado uma garota de 13 anos em 1977, o cineasta franco-polonês de 84 anos também é alvo de, pelo menos, outras quatro acusações contra mulheres menores de idade, entre elas a atriz Charlotte Lewis. Em Paris, uma retrospectiva de sua obra foi alvo de críticas por um grupo feminista.

Dustin Hoffman
O ator que tem hoje 80 anos é acusado de ter assediado sexualmente a escritora Anna Graham Hunter, então com 17 anos, no set do telefilme "A Morte de um Caixeiro-Viajante", em 1985. Ele teria falado de sexo para ela e a apalpado. Hoffman se desculpou e disse que aquilo não "reflete" quem ele é.

Brett Ratner
A atriz Natasha Henstridge diz ter sido forçada a fazer sexo oral no diretor de "A Hora do Rush" e "X-Men: O Confronto Final" nos anos 1990. Além dela, outras atrizes e modelos, como Olivia Munn e Jaime Ray Newman, também relatam casos semelhantes envolvendo ele. Rattner, 48, nega as acusações.

Ed Westwick
O ator conhecido por "Gossip Girl" foi acusado de estupro por Kristina Cohen e Aurélie Wynn. Ele nega. A polícia de Los Angeles abriu investigação sobre o primeiro caso. Com isso, a BBC suspendeu a exibição "Ordeal by Innocence". As gravações já iniciadas da segunda temporada de "White Gold", da Netflix, também foram suspensas.

John Lasseter
O diretor da Pixar e dos filmes "Toy Story" e "Vida de Inseto" decidiu tirar licença de seis meses após admitir erros ligados a condutas de assédio sexual. Colaboradoras reclamaram de um excesso "invasivo" de abraços e outras situações desconfortáveis.


Endereço da página:

Links no texto: