Folha de S. Paulo


Morre o estilista Ocimar Versolato, aos 56 anos

Ocimar Versolato morreu, aos 56 anos, em São Paulo. A informação foi confirmada pela sobrinha Yasmine Versolato, pelo Facebook. O corpo será velado e sepultado hoje das 9h às 16h, na Vila Euclides, em São Bernardo do Campo —terra-natal do estilista. Ocimar teria sofrido um AVC e estaria internado no Hospital São Paulo desde o começo da semana.

Ícone da moda nos anos 90, vestiu famosas como Sonia Braga, Betty Lago e Luiza Brunet, e foi responsável pelos figurinos de cantores como Ney Matogrosso e Edson Cordeiro além de apresentar suas coleções em grandes centros fashion, como Paris. Na capital francesa, foi o primeiro brasileiro a dirigir uma maison —a Lanvin—, no final dos anos 1990.

Suas últimas fotos nas redes sociais mostram o estilista recluso do mundo da moda, mas cercado de amigos.

foto do perfil do estilista

o estilista com amigos

Em 2005, ao lançar seu livro "Vestido em Chamas", livro de Ocimar Versolato, espalhou veneno pelo mundo fashion.

"Ao pisar novamente aqui (Brasil), encontrei esboços de um provincianismo exagerado", escreve no livro de 203 páginas, editado pela Aleph. "Não sou como alguns estilistas daqui, que a cada estação copiam uma coleção e mantêm, entre si, o acordo tácito de não copiarem as mesmas grifes: um copia a Balenciaga, o outro a Comme des Garçons, o outro a Prada e o outro a Gucci."

Um de seus alvos era a modelo alemã Claudia Schiffer, a quem ele recusa em um desfile na Coréia do Sul. "(...) não serve nem para santinho de caminhoneiro e muito menos para pôster de oficina de mecânica", escreve sobre ela.

Versolato também revela algumas de suas próprias "barbaridades tupiniquins": "falsificávamos crachás da imprensa e credenciais, roubávamos convites nas portas dos hotéis, passávamos o dia planejando uma maneira de garantir acesso", escreve logo no início, quando conta seus dias de estudante na época dos concorridíssimos desfiles franceses.

BENEFICENTE

O estilista também esteve em ações beneficentes. Em 2003, lançou uma camiseta para o programa Fome Zero, do governo federal. Eram camisetas com a logomarca do programa em dourado, que foram vendidas para arrecadar fundos para a ação de combate a fome.

Na época, o estilista afirmou que não recebeu pelo projeto.

Ele também organizava desfiles beneficentes. Em 2002, por exemplo, trouxe a São Paulo a top model Naomi Campbell para um evento que ajudou a arrecadar fundos para a Unibes, instituição judaica que auxilia crianças, adolescentes e idosos com problemas de saúde ou dificuldades sociais.


Endereço da página:

Links no texto: