Folha de S. Paulo


crítica

Retrospectiva dos irmãos Maysles traz excelente 'Grey Gardens'

Reprodução
Cena do documentário
Cena do documentário "Grey Gardens"

GREY GARDENS (ótimo)
DIREÇÃO Albert e David Maysles
QUANDO sáb. (9), 18h50
ONDE Caixa Belas Artes, r. da Consolação, 2.423, tel. (11) 2894-5781

*

Uma mulher com seus 50 anos desce uma escada de escarpim branco, meia-calça preta e um macaquinho preto, a cabeça enrolada em um lenço longo e uma bandeirinha dos Estados Unidos na mão. Ela se move ao som de uma marchinha, dessas de banda, e se exibe para a câmera. Dá uma pirueta e estica a mão com a bandeirinha.

Essa cena é um clássico dentro de um clássico, é a "flag dance", ou dança da bandeira, de Little Edie, personagem central do documentário "Grey Gardens", filme de 1975, que será exibido no sábado (9), dentro da mostra "Irmãos Maysles - A Disciplina do Olhar".

A mostra está em cartaz desde o dia 30 no Cine Caixa Belas Artes, em São Paulo, e apresenta em ordem cronológica os filmes dos irmãos que estão entre os documentaristas mais cultuados do mundo (veja ao lado destaques da programação).

Albert e David Maysles filmaram 43 longas-metragens juntos, principalmente nos anos 1960 e 1970. Eles são considerados os criadores do chamado cinema direto, em que a câmera do documentário procura retratar a realidade como ela é, e não alterar ou interferir na história.

Esse jeito de filmar, novo nos anos 1960, influenciou toda uma geração de documentaristas. No Brasil, João Moreira Salles (de "Santiago" e "No Intenso Agora" ) pode ser lembrado como um deles.

Alguns dos documentários dos irmãos Maysles dirigem as lentes para personagens ou bandas famosas.

Foi assim com Truman Capote, o escritor, em "With Love From Truman", de 1966. Ou ainda com Marlon Brando, em "Meet Marlon Brando", do mesmo ano.

Também filmaram os bastidores da primeira turnê dos Beatles nos Estados Unidos, em "What's Happening! The Beatles in the USA", em 1964, e um show dos Rolling Stones em que um membro da audiência é assassinado, em "Gimme Shelter", de 1970.

Além de "Grey Gardens", a outra obra clássica da dupla é "Caixeiro-Viajante", de 1979, em que retratam quatro vendedores de Bíblias caras para famílias católicas pobres pelos Estados Unidos.

Todos ainda têm exibição no evento em cartaz.

DECADÊNCIA

"Grey Gardens" conta a história de uma mãe e filha, as ex-socialites Little Edie e Big Edie, ou Edith Ewing Bouvier Beale, tia e prima em primeiro grau de Jacqueline Kennedy Onassis (a essa altura a ex-primeira dama já era casada com o armador grego Aristóteles Onassis).

As duas viviam em uma mansão decadente em East Hampton, com janelas quebradas, sem água quente e com dezenas de gatos.

A situação das duas gerou manchetes de jornal em 1971, quando o departamento de saúde quis fechar a casa e expulsar as moradores.

Na ocasião, foi Jaqueline Kennedy quem deu dinheiro para uma reforma e salvou mãe e filha do despejo.

Quatro anos depois, quando os irmãos Maysles chegaram a Grey Gardens, a decadência do imóvel já era visível de novo. Os dois usavam coleiras antipulgas para conseguir filmar dentro da casa.

A história de Big Edie e Little Edie teve novas pernas. Além de um segundo documentário dos irmãos Maysles ("The Beales of Grey Gardens", de 2006, também programado), uma declaração de amor aos fãs do filme original a à dupla de moradoras da casa, "Grey Gardens" virou também musical da Broadway e um filme da HBO, em 2009, com Jessica Lange e Drew Barrymore nos papéis principais.

*

Outros destaques da mostra no cine Caixa Belas Artes até 13/12; programação completa em mostramaysles.com.br

"GIMME SHELTER" (1970)

O documentário sobre o histórico e trágico concerto gratuito dos Rolling Stones no Altamont Speedway em 6 de dezembro de 1969.

Quarta (13), 18h30

"MEET MARLON BRANDO" (1966)

Jornalistas encontram Marlon Brando em um hotel em Nova York para entrevistá-lo sobre seu novo filme, "Morituri".

Sábado (9), 16h

"THE BEALES OF GREY GARDENS" (2006)

Um retrato dos fãs do filme original ("Grey Gardens") e das mulheres retratadas, construído a partir de materiais inéditos.

Segunda (11), 18h30

"WHAT'S HAPPENING! THE BEATLES IN THE USA" (1964)

Relato da primeira viagem dos Beatles aos EUA, marcada por um frenesi até então nunca visto e que consolidou o termo "beatlemania".

Sábado (9), 23h30

"WITH LOVE FROM TRUMAN" (1966)

Este filme retrata um encontro íntimo com o renomado autor Truman Capote em sua casa à beira-mar, onde Capote compartilha sua personalidade "autosuficiente"com filosofia de boteco e piadas calculadas.

Quarta (13), 16h


Endereço da página:

Links no texto: