Folha de S. Paulo


Espetáculo discute a memória e os ritos de povoados 'apagados'

Lenise Pinheiro/Folhpress
Cena da novela
O ator Caio Franzolin durante ensaio do espetáculo 'Enquanto Chão'

É com uma celebração, inspirada nas festas do Divino Espírito Santo, que A Próxima Companhia recebe o público em "Enquanto Chão", espetáculo que o grupo paulistano estreia neste fim de semana no Sesc Ipiranga.

Trata-se de uma representação de duas comunidades brasileiras e como elas foram completamente modificadas pela construção de uma represa –a ilha de Canela, no Tocantins, hoje é explorada turisticamente– e pela edificação, em Patrimônio (MG), de prédios residenciais.

"A festa, para eles, é um instrumento de resistência", afirma o ator Caio Franzolin, que conduz o espetáculo, dirigido por Rafaela Carneiro.

Ele participou por três anos de uma pesquisa denominada "Intervenção Urbana como Tática Arte-Educativa: Encontro com Foliões", visitando os povoados, especialmente em épocas de festividade.

Em cena, Franzolin convida os espectadores a se sentarem ao redor da cena –o formato em arena, explica a diretora, é uma forma de aproximar as pessoas. Logo de início, o público é chamado a ajudar nos preparativos: recorta e coloca bandeirinhas, ajeita as lâmpadas coloridas, arruma a mesa.

O ator não segue uma narrativa linear, mas uma dramaturgia próxima da memória.

Ele alterna momentos explicativos, em que discorre sobre a história das duas comunidades; cenas nas quais dá sequência às festividades, servindo café e convidando os espectadores a dançarem; e outras em que mimetiza os moradores das regiões.

Também apresenta fotos e objetos dos locais, reproduzindo as visitas às comunidades e buscando compreender como essas populações enxergam as mudanças e de que maneira tentam manter as suas tradições.

Como diz Franzolin em uma das cenas: "Memoriar o que não pode se perder, o que não pode deixar de ser".

*

ENQUANTO CHÃO
QUANDO sex., às 21h30, sáb., às 19h30, dom., às 18h30; até 17/12 e de 5 a 7/1 (sessão extra no dia 15/12, às 17h)
ONDE Sesc Ipiranga - auditório, r. Bom Pastor, 822, tel. (11) 3340-2000
QUANTO R$ 6 a R$ 20
CLASSIFICAÇÃO 12 anos


Endereço da página: