Folha de S. Paulo


Mirando artistas politizados, Natura Musical divulga patrocínios de 2018

Um dos maiores programas de fomento à música brasileira, a Natura Musical divulgou nesta terça-feira (28) os projetos que patrocinará em 2018.

Ao todo, a empresa distribuirá R$ 5,6 milhões –captados via Lei Rouanet, leis de incentivo fiscal estaduais e recursos próprios– a 33 projetos, como gravação de álbuns, shows e festivais nacionais –novidade incluída com o edital reformulado neste ano.

O edital, aberto em julho, recebeu 1.618 propostas. Entre os eleitos, estão artistas e bandas como Jards Macalé e Carne Doce, além de festivais como Radioca e Bananada.

Para Fernanda Paiva, gerente de marketing da Natura, a seleção priorizou artistas que dialogam com "temas do nosso tempo".

Rodrigo Gianesi/Divulgação
A banda goiana Carne Doce
A banda goiana Carne Doce

"Tem muita gente que faz de sua arte um mecanismo de ativismo, de refletir uma cena, o nosso papel enquanto empresa sempre foi gerar esse impacto positivo no lado social e cultural", diz, evidenciando a capacidade da música em atuar no "campo afetivo e ser uma ponte entre opiniões divergentes".

O recorte reflete as alterações de cunho estético e político do novo direcionamento do programa.

Se antes ele priorizava o aspecto "raiz antena", considerando tradição e identidade regional mescladas a influências contemporâneas, o programa passa a destacar também o "amplificador de frequência", ou seja, a capacidade do artista em dialogar com sua base de fãs e de se posicionar perante aos assuntos do momento.

"A gente sempre considerou muito a liberdade autoral e criativa, a preocupação que a gente tem é se a música desses artistas fere algum valor humanitário da marca", explica Paiva, que nega ter havido receio de represálias ao contemplar artistas que abordam temas como racismo, feminismo e direitos da comunidade LGBT.

"Investigamos letras e atitudes desses artistas para além do que está no disco, os valores da banda e do artista, para ver se feriam valores humanitários", diz.

*

Veja lista dos selecionados

Artistas e bandas:
-Ava Rocha (RJ)
-Black na Laje (MG)
-Bruno B.O. (PA)
-Carne Doce (GO)
-Catavento (RS)
-Drik Barbosa (SP)
-Francisco, El Hombre (SP/MEX)
-Iconili (MG)
-Jards Macalé (RJ)
-JosyAra (BA)
-Julia Branco (MG)
-Larissa Luz (BA)
-Liniker e os Caramelows (SP)
-Luedji (BA)
-Manoel Cordeiro (PA)
-Molho Negro (PA)
-Musa Híbrida (RS)
-Quartabê (SP)
-The Baggios (SE)
-Viola Perfumosa (RJ)
-Yangos (RS)

Festivais e eventos:
-Bananada (GO)
-Coala (SP)
-Contato (SP)
-Coquetel Molotov (PE)
-DoSol (RN)
-Faro MPB (RJ)
-Música de Rua (RS)
-Radioca (BA)
-Se Rasgum (PA)
-Timbre (MG)
-Porto Musical (PE)
-SIM SP (Semana Internacional de Música de São Paulo)


Endereço da página:

Links no texto: