Folha de S. Paulo


Islandeses do Sigur Rós retornam ao Brasil após 16 anos e formação em trio

Dezesseis anos após sua primeira apresentação no país, como parte da programação de um festival, Sigur Rós retorna a São Paulo para um show solo nesta quarta-feira (29), no Espaço das Américas.

Os músicos fazem as últimas apresentações da turnê mundial "Uma Noite com Sigur Rós" –após Chile e Argentina, eles tocam no Brasil e na Colômbia–, antes de encerrar a série de shows em sua terra natal, a Islândia.

Com músicas cantadas em um idioma fictício, a sonoridade da banda contempla um espectro de sensações que vão de pura alegria a melancolia e desembocam em arrebatamento, como em "Popplagið" (conhecida também como "Untitled #8"), que arremata a maioria das apresentações.

Daniel Patlán/Divulgação
A banda islandesa em apresentação na Cidade do México
A banda islandesa em apresentação na Cidade do México

Dividido em dois atos de teores complementares –um lento e progressivo; outro, catártico–, o show é acompanhado de jogos de luzes e projeções. O repertório reúne músicas de todas as fases da banda e inéditas que estarão no oitavo álbum, com lançamento previsto para 2018.

Este será o terceiro álbum da discografia da banda sem o multi-instrumentista Kjartan Sveinsson, que deixou o grupo em 2013. "Kveikur", lançado logo em seguida, marcou uma guinada do agora trio em direção a uma sonoridade mais agressiva do que a que vinham apresentando até então.

Em entrevista à revista "Serafina", da Folha, o baixista Georg Hólm afirmou que o novo álbum deve seguir na linha "feliz e agressiva, com músicas mais rápidas e difíceis de tocar" e revelou que a banda ainda não sabe se fará novamente uma turnê extensa como essa tão cedo.

Ainda há ingressos disponíveis para a apresentação desta quarta-feira, a única que fazem no país.

O show é realizado pelo Popload, plataforma que já promoveu neste ano apresentações dos músicos Devendra Banhart e Caribou, além de ter realizado, neste mês, seu festival anual, encabeçado pela cantora inglesa PJ Harvey e pela banda francesa Phoenix.

*

POPLOAD GIG - SIGUR RÓS
QUANDO qua. (29), às 21h30
ONDE Espaço das Américas, r. Tagipuru, 795, tel. (11) 3864-5566
QUANTO de R$ 95 a R$ 240 em ticketload.com
CLASSIFICAÇÃO 18 anos


Endereço da página:

Links no texto: