Folha de S. Paulo


Zélia Duncan canta Milton Nascimento em disco só com voz e violoncelo

Léo Aversa/Divulgação
O violoncelista Jaques Morelenbaum e Zélia Duncan, parceiros no álbum 'Invento +'
O violoncelista Jaques Morelenbaum e Zélia Duncan, parceiros no álbum 'Invento +'

"Invento +" é um dos discos mais inusitados do ano. E nasceu de um projeto de shows que realmente se chamava "Inusitado", em 2015, no qual o produtor André Midani convidou a cantora Zélia Duncan para fazer algo que destoasse de seu repertório.

"Mas o que poderia ser inusitado dentro do monte de coisas que eu faço?", conta Zélia em entrevista à Folha. "Bom, cantar Milton Nascimento é algo que um monte de gente faz, mas cantar Milton sem harmonia, só com voz e cello, seria diferente." Aí veio a parceria com o violoncelista Jaques Morelenbaum.

Zélia já fez álbuns dedicados exclusivamente a um músico, para Itamar Assumpção (1949-2003) e Luiz Tatit, nomes claramente notáveis por seu talento como compositores. No caso de Milton, o disco tem canções escritas por ele com parceiros e algumas de outros autores. Zélia reconhece que há uma diferença.

"Acho que existe uma boa parte do público que sempre associa o Milton ao cantar. Sua voz é uma instituição. Mas ele também é um compositor poderoso. Levou a todo o Brasil a música de sua turma, e o fez com tanta propriedade que mesmo composições que não são suas se tornaram canções do Milton."

As 14 faixas de "Invento +" reúnem músicas que Milton gravou entre 1967 e 1985. Zélia diz que a escolha foi totalmente afetiva. Embora considere esse período inicial como mais politizado, ela diz ter evitado preocupação didática.

"Tenho horror a essa palavra, 'didático', porque dá a falsa impressão de que a gente sabe alguma coisa." Considera a seleção um tanto "egoísta", porque contempla o que ela e Morelenbaum gostam.

"Eu fui uma adolescente louca pelo Milton, A primeira música que cantei no meu primeiro show, aos 16 anos, foi 'Fazenda', que ele compôs com o Nélson Ângelo."

Zélia passa então a descrever como as canções do álbum a emocionam. "Caxangá", "Canção Amiga", "O Que Será", "Mistério, "Beijo Partido", "Travessia". Enfim, todas.

"É isso mesmo. 'Travessia' é um clássico, nunca na vida pensei que fosse gravar. Porque sempre me preocupo em gravar o que não é óbvio. Essa música acabou ficando como uma canção de festas, mas é muito triste, não? Acho que eu e o Jaques encontramos a tristeza dela de volta."

O álbum ganhou outra tiragem, limitada a 300 cópias, vendidas apenas pelo site da gravadora Biscoito Fino, numa caixinha de luxo com 14 cartões com colagens do artista Nino Cais.

Embalagem diferenciada para conteúdo idem. O formato sonoro é bem diferente dos mais palatáveis, como voz e violão ou voz e piano. As músicas criam beleza desassociada das harmonias consagradas nos originais. O cello tem som grave, como a voz peculiar da cantora.

A dupla faz show no dia 5, no NET Rio. Será que vão sentir estranheza na proposta musical? "Eu quero é que elas se apavorem!", diverte-se Zélia.

INVENTO +
ARTISTA Zélia Duncan e Jaques Morelenbaum
GRAVADORA Biscoito Fino
QUANTO R$ 29,90 e R$ 120 (box especial, em biscoitofino.com.br)
CLASSIFICAÇÃO ótimo 


Endereço da página: