Folha de S. Paulo


Harvey Weinstein montou equipe para barrar acusações de assédio, diz jornal

Yann Coatsaliou - 23.mai.2017/AFP
(FILES) This file photo taken on May 23, 2017 shows US film producer Harvey Weinstein posing during a photocall as he arrives to attend the De Grisogono Party on the sidelines of the 70th Cannes Film Festival, at the Cap-Eden-Roc hotel in Antibes, near Cannes, southeastern France. The British Academy of Film and Television Arts (Bafta) said on October 11, 2017 it has suspended Harvey Weinstein's membership, effective immediately. The organisation acted as the scandal engulfing the Hollywood producer continued to widen, with new claims he raped an Italian film star and two other women drawing condemnation from across the film world and America's liberal political elite. / AFP PHOTO / Yann COATSALIOU
O produtor de cinema Harvey Weinstein, acusado de assediar e estuprar diversas mulheres

Segundo o jornal britânico "The Guardian", o produtor Harvey Weinstein teria contratado uma equipe para evitar que novas acusações de assédio sexual que o comprometessem viessem à tona.

Sua equipe teria investigado 91 profissionais da indústria cinematográfica, entre atores, assessores de imprensa, investidores e outros, para verificar o que eles sabiam sobre a má-conduta de Weinstein e se algum deles pretendia divulgar essas informações.

A lista teria sido montada no início do ano, meses antes da insurgência de acusações que implicaram sua demissão na própria empresa após uma matéria de denúncia publicada em outubro pelo "New York Times".

Mais de 50 nomes teriam sido destacados em vermelho, indicando prioridade. Entre eles estavam os das atrizes Rose McGowan, Sophie Dix e Laura Madden, que vieram a público denunciar assédios e estupros de Weinstein.

Harvey Weinstein é acusado por mais de cem mulheres, entre elas estrelas do cinema como Angelina Jolie e Gwyneth Paltrow —denúncias que vão de assédio a estupro.

Weinstein afirma que todas essas relações foram consensuais.

*

ASSÉDIO EM HOLLYWOOD

Confira a seguir um resumo sobre os principais casos de assédio sexual e estupro em Hollywood reportados recentemente.

Kevin Spacey
O ator de 58 anos foi acusado pelo colega Anthony Rapp de o ter assediado fisicamente quando a vítima tinha 14 anos. O ator mexicano Roberto Cavazos fez acusações semelhantes na época em que trabalhou com Spacey no Old Vic Theatre. Após as acusações, a Netflix suspendeu a última temporada da série "House of Cards" e afastou o ator do programa, além de cancelar o lançamento do filme "Gore", protagonizado por Spacey.

James Toback
Segundo o "Los Angeles Times", mais de 30 mulheres denunciaram o diretor e roteirista de 72 anos de cometer assédio sexual. Autor da reportagem, Glenn Whipp disse ter sido contatado por 193 mulheres com acusações semelhantes contra Toback, autor do roteiro de filmes como "Bugsy" e "O Apostador".

Roman Polanski
Além de ter estuprado uma garota de 13 anos em 1977, o cineasta franco-polonês de 84 anos também é alvo de, pelo menos, outras quatro acusações contra mulheres menores de idade, entre elas a atriz Charlotte Lewis. Em Paris, uma retrospectiva de sua obra foi alvo de críticas por um grupo feminista.

Dustin Hoffman
O ator que tem hoje 80 anos é acusado de ter assediado sexualmente a escritora Anna Graham Hunter, então com 17 anos, no set do telefilme "A Morte de um Caixeiro-Viajante", em 1985. Ele teria falado de sexo para ela e a apalpado. Hoffman se desculpou e disse que aquilo não "reflete" quem ele é.

Brett Ratner
A atriz Natasha Henstridge diz ter sido forçada a fazer sexo oral no diretor de "A Hora do Rush" e "X-Men: O Confronto Final" nos anos 1990. Além dela, outras atrizes e modelos, como Olivia Munn e Jaime Ray Newman, também relatam casos semelhantes envolvendo ele. Rattner, 48, nega as acusações.

Ed Westwick
O ator conhecido por "Gossip Girl" foi acusado de estupro por Kristina Cohen e Aurélie Wynn. Ele nega. A polícia de Los Angeles abriu investigação sobre o primeiro caso. Com isso, a BBC suspendeu a exibição "Ordeal by Innocence". As gravações já iniciadas da segunda temporada de "White Gold", da Netflix, também foram suspensas.


Endereço da página:

Links no texto: