Folha de S. Paulo


Malcolm Young, fundador do AC/DC, morre aos 64

O guitarrista Malcolm Young, que fundou a banda australiana AC/DC em 1973 ao lado do irmão Angus, morreu aos 64 anos. O músico sofria de demência, problema que o afastou do grupo em 2014, após 40 anos.

O AC/DC divulgou um comunicado oficial na rede social Facebook neste sábado (18).

"É com profunda tristeza que informamos sobre a morte de Malcolm Young, amado marido, pai, avô e irmão. Malcolm sofria de demência há anos e morreu pacificamente na cama, ao lado de sua família", diz o informe.

Em publicação posterior, a banda afirma que "sua lealdade aos fãs foi insuperável" e que Malcom foi um visionário perfeccionista e único.

Angus também lamentou a morte do irmão na rede social. "É difícil expressar em palavras o que ele quis dizer para mim durante minha vida, o vínculo que tivemos foi único e muito especial. Ele deixa para trás um enorme legado que viverá para sempre. Malcolm, trabalho bem feito".

A família pediu privacidade e que prefere que os fãs que se solidarizarem enviem doações para o Exército da Salvação ao invés de flores.

Malcom nasceu em Glasgow, na Escócia, no dia 6 de janeiro de 1953. Deixa a mulher, Linda, dois filhos, Cara e Ross, três netos, uma irmã e o irmão Angus.

AFASTAMENTO

Malcolm se afastou do AC/DC no começo de 2014 e não gravou o álbum "Rock or Bust" "para tratar de problemas de saúde". Demorou meses para que a banda detalhasse o verdadeiro motivo da saída: com demência, o músico estava internado em uma casa de repouso em Sydney, na Austrália.

Mas a doença já demonstrava sinais em 2008, quando a banda trabalhava no álbum "Black Ice".

"Quando estávamos escrevendo músicas juntos, eu e ele, era perceptível", disse Angus a um programa de TV australiano na época. "Malcolm foi sempre muito organizado. Foi meio estranho, porque foi a primeira vez que eu o vi desorganizado, confuso sobre um monte de coisas. Foi quando caiu a ficha de que as coisas não estavam bem para ele", completou.


Endereço da página:

Links no texto: