Folha de S. Paulo


Bebel Gilberto consegue na Justiça a interdição de João Gilberto

Ícone da bossa nova, João Gilberto, 86, está desde outubro sob os cuidados da filha, Bebel Gilberto.

A cantora que mora em Nova York conseguiu na Justiça a interdição do pai para a gestão pessoal, patrimonial e financeira do artista.

A decisão foi publicada no Diário de Justiça do Rio de Janeiro e dá a Bebel a curatela provisória de 120 dias.

A interdição é uma medida judicial para pessoas declaradas incapazes para atos da vida civil, como movimentação financeira e assinatura de contratos.

O processo corre em segredo de Justiça, mas, segundo o colunista Anselmo Góes, do jornal "O Globo", a ação de Bebel visa "pôr fim aos negócios temerários que João vinha sendo orientado a firmar, que resultaram na atual condição de quase miserabilidade do artista".

Reprodução
Reprodução de vídeo no qual João Gilberto toca violão para sua filha Luisa
Reprodução de vídeo no qual João Gilberto toca violão para sua filha Luisa em seu apartamento, no Rio

DISPUTA FAMILIAR

Mesmo com a decisão, uma perícia foi solicitada pelo juiz para comprovar o estado de saúde do cantor, que tem enfrentado dificuldades financeiras desde o cancelamento de sua turnê de 2011, quando completou 80 anos. Ele chegou a receber os adiantamentos, mas não devolveu o dinheiro quando não realizou os shows.

Para tentar amenizar a dívida, o músico teria assinado empréstimo de R$ 10 milhões com o banco Opportunity, em abril de 2013. Como garantia, o banco ficou com 60% dos direitos autorais dos quatro primeiros discos de João.

O estado de saúde e financeiro do artista preocupa seus filhos mais velhos há um bom tempo. O primogênito do músico, João Marcelo Gilberto, e Bebel sempre foram contra o acordo. Cláudia Faissol, mãe de sua filha caçula, era a favor da negociação.

Em reportagem publicada no UOL em julho deste ano, João Marcelo responsabiliza Faissol pelas finanças debilitadas do pai. "Ela [Cláudia] manda a filha para uma escola de R$ 11 mil por mês e acredito que ela não trabalha. Meu pai está perdendo sua casa, mas sua filha está bem. Ele está quebrado. Ela o sangrou até secar."

E acrescentou: "Ele está com 86 anos. Ainda tem períodos de lucidez, mas fica facilmente confuso, especialmente se fica estressado."

Para Claudia, a dívida é consequência de administrações ruins de sua carreira e à falta de interesses de "governos" e do país.

"Ele não tinha empresário, ninguém registrou suas interpretações. Estou tentando organizar. Fui a estatais e ministérios no governo passado e não consegui ajuda. Ele não queria lei de incentivos para tirar impostos do povo. Houve falta de vontade política", disse Cláudia sobre as tentativas de buscar patrocínio para o músico.


Endereço da página:

Links no texto: