Folha de S. Paulo


Seminário Livros em Revista debate a atividade da crítica literária

Barbara Scotto/Divulgação
O autor argentino Damián Tabarovsky, um dos convidados do evento
O autor argentino Damián Tabarovsky, um dos convidados que participarão do evento

Voltado ao debate sobre a crítica literária e às publicações não acadêmicas especializadas no tema, o ciclo Livros em Revista abre suas inscrições nesta terça (14).

O seminário acontece nos dias 29 e 30 de novembro no Sesc Bom Retiro, em São Paulo.

A programação tem curadoria da revista "Quatro Cinco Um" e do Sesc São Paulo. Reúne oito publicações, como o jornal "Rascunho", e as revistas "Cult" e "Granta Brasil-Portugal", e contará com 13 convidados, entre críticos, jornalistas e escritores, brasileiros e estrangeiros.

Na quarta-feira (29), a partir das 20h, a mesa de abertura Livros em Revista: Um Panorama, com mediação da crítica literária Rita Palmeira, discute a diminuição do espaço da crítica de livros e como as publicações especializadas tentam se renovar.

Terá participações de Mirna Queiroz ("Revista Pessoa"), Schneider Carpeggiani ("Suplemento Pernambuco"), Rogério Pereira (jornal "Rascunho"), Daysi Bregantini (revista "Cult") e Bárbara Bulhosa ("Granta Brasil-Portugal").

O segundo dia começa, às 14h, com a mesa A Invisibilidade Crítica, que reúne a crítica Amara Moira e Joselia Aguiar, curadora da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), para discutir por que certas obras têm mais destaque na mídia do que outras.

A partir das 16h, Paulo Werneck, editor da "Quatro Cinco Um", faz a mediação de Crítica, Estética e Política, que analisa a relação entre as publicações literárias, o pensamento político e as mudanças sociais.

Participam o crítico português Pedro Mexia, Alejandro Chacoff (revista "Piauí") e Sébastien Lapaque (do jornal francês "Le Figaro").

Por fim, a mesa No Calor da Hora, a partir das 19h da quinta-feira (30), debate como a velocidade da internet e as redes sociais influenciaram a crítica literária, cuja tradição é enraizada nas culturas francesa e argentina.

Com mediação de Francesca Angiolillo, editora-adjunta de Cultura na Folha, terá as presenças de Damián Tabarovsky (do jornal argentino "Perfil"), do crítico e romancista francês Mathieu Lindon e de Paulo Roberto Pires (da revista "Serrote").

LIVROS EM REVISTA
QUANDO 29/11 e 30/11
ONDE Sesc Bom Retiro, al. Nothmann, 185, tel. (11) 3332-3600
QUANTO R$ 15 a R$ 50, nas unidades do Sesc ou no site www.sescsp.org.br


Endereço da página:

Links no texto: