Folha de S. Paulo


Biografias 'improváveis' inspiram livro de Leandro Narloch sobre escravidão

Conhecido nome do segmento de divulgação histórica no Brasil, o jornalista Leandro Narloch escolheu como tema de seu novo projeto uma das principais chagas do país.

"Achados & Perdidos da História: Escravos", que chegou às livrarias do país nesta semana, traz breves perfis de negros anônimos, mas cujas trajetórias ilustram as diversas faces de três séculos de escravidão no Brasil.

"Se há alguma afirmação neste livro, é a de que a escravidão brasileira foi muito mais diversa, complexa e interessante do que imaginamos", afirma o autor, que também é colunista da Folha, na introdução do livro.

Narloch iniciou sua carreira de escritor best-seller em 2009, ao publicar o "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil". A ele se seguiram mais três guias: o da América Latina (2011), da História do Mundo (2013) e da Economia Brasileira (2015).

O tom mordaz da série —duro ataque ao que Narloch julga ser o predomínio do pensamento de esquerda no ensino de história nas escolas e universidades— caiu no gosto do público. Os livros venderam 1 milhão de exemplares.

Ele conta, no entanto, que não teve a intenção de fazer da nova obra uma espécie de "guia politicamente incorreto da escravidão".

"'Achados & Perdidos da História' é mais narrativo, menos afirmativo e polêmico. As histórias que reuni vão em todas as direções: confirmam a crueldade absurda da escravidão e mostram relações de afeto entre senhores e escravos", diz à Folha.

A ideia de abordar a escravatura surgiu durante as pesquisas para o primeiro guia, quando teve acesso a alguns documentos históricos e imaginou que seria possível "elaborar um livro com biografias improváveis de escravos".

Ele narra, por exemplo, casos de negros que se tornaram ricos traficantes de escravos; de um escravo que pediu demissão a seu proprietário —e a conseguiu; de uma cafuza (filha de uma índia e um negro), livre, que se vendeu como escrava, possivelmente para escapar da fome; de um negro liberto que mandava dinheiro à viúva de seu antigo dono quando ela se encontrava em dificuldade financeira; de escravos asiáticos na Europa e no Brasil.

Diante de tal variedade de relatos, muitos deles na contramão da imagem que se formou a respeito desse período, surge uma indagação: esse livro pode ser interpretado como uma tentativa de atenuar o horror da escravidão?

"Tenho esse medo, mas, se ele me paralisasse, não teria publicado livro algum. Não se pode cair na armadilha de atenuar um sistema cruel como a escravidão", diz.

Achados e Perdidos da História - Escravos
Leandro Fabiano Narloch
l
Comprar

"Mas me incomodo com o que chamo de 'historiador-inquisidor', que estuda a história para identificar vítimas e culpados. Reis africanos escravistas, senhores brancos, escravos e negros libertos estavam todos presos num costume arcaico do qual não sabiam muito bem como sair."

*

ACHADOS & PERDIDOS DA HISTÓRIA: ESCRAVOS
AUTOR Leandro Narloch
EDITORA Sextante
QUANTO R$ 39,90 (208 págs.)


Endereço da página:

Links no texto: