Folha de S. Paulo


Em novo livro de fotos, Bob Wolfenson mostra seu olhar sobre as mulheres

Conhecido por ter clicado fotos da revista Playboy e diversos editoriais de moda -como os da revista "Vogue"-, Bob Wolfenson lança seu sétimo livro. O volume, que leva o nome de seu criador e é editado pela Terra Virgem, traz 58 imagens. Personalidades como Gisele Bündchen, Anitta, Sonia Braga e Rita Lee figuram na publicação.

O fotógrafo, que produz há 47 anos, desconhece quantas fotos possui em seu acervo. Entre elas está um retrato de Sonia Braga nua, imagem que ele mais comenta durante entrevista concedida à Folha.

Para o artista, a foto, que ocupa duas páginas no seu livro e é datada de 1986, ainda é atual. A inclusão da imagem, segundo Wolfenson, foi um pedido da própria atriz.

Após protestos contra o MAM em setembro —iniciados após uma criança interagir com um homem nu durante uma performance no museu—, Sonia Braga reiterou a vontade de que sua foto ficasse no livro, conta o fotógrafo.
Essa será a forma de a atriz se manifestar contra a censura nas artes, diz. "É uma coisa política dela".

A foto veio de um editorial realizado para a "Playboy". Wolfenson explica que, ao fotografar o nu, quer que outras mulheres "tomem coragem de mostrar o corpo".

NUDEZ

Para ele, a onda conservadora que tem mirado o mundo artístico deu significado a seus cliques. "Por um lado, serei atacado. Por outro, não há melhor momento que este para afirmar essa postura."

Ao lado de personalidades da moda, da música e da televisão, também há no livro retratos de mulheres desconhecidas. "Meu trabalho é assim, transito muito", afirma.

Mas não é só de mulheres nuas que o livro trata. Curador da obra, o também fotógrafo Roberto Linsker conta que, ao se deparar com o enorme acervo de Wolfenson, teve que "entender essa magnitude e se situar nela".

"Foi na exclusividade dos retratos do universo feminino que vislumbrei o melhor caminho", diz. A série incluiu fotografias publicadas na "Playboy" como maneira "provocativa de decantar no mesmo espaço os diversos tempos do fotógrafo".

Entre os cliques que mais lhe chamaram atenção está o de Luiza Brunet, de 1990. "Ela foi uma musa e ícone de uma geração. Essa imagem é bela, simples assim."

PROPAGANDA POLÊMICA

Wolfenson foi pego de surpresa pela controvérsia que envolveu uma propaganda para a qual ele fotografou a atriz Marina Ruy Barbosa. A campanha do papel higiênico preto Personal, do grupo Santher, utilizou o slogan #BlackIsBeautiful".

O problema é que a frase "black is beautiful" ("preto é lindo", em tradução livre) foi criada na década de 1960 por artistas e intelectuais dos EUA para enaltecer características físicas de negros.

Após a divulgação da campanha no mês passado, redes sociais foram palco de protestos contra ela. Atacada por internautas incrédulos, a marca retirou o slogan da campanha e se desculpou.

"Não me sinto responsável por isso", diz o fotógrafo, que lamenta não ser informado em detalhe ao participar de campanhas publicitárias. "Eles me dão o crédito, mas, na verdade, só a execução da foto é minha. O texto não é meu, e a ideia não é minha."

Ele considera o produto promovido "uma besteirada". "O fotógrafo nunca sabe qual frase vai ser usada, talvez agora precise saber, né?"

*

BOB WOLFENSON
QUANDO lançamento nesta segunda (06), das 19h às 22h
ONDE Anexo Millan - r. Fradique Coutinho, 1.516; tel: (11) 3031-6007
QUANTO R$ 70 (96 págs.)


Endereço da página:

Links no texto: