Folha de S. Paulo


Morre historiadora Emília Viotti da Costa, 89, estudiosa do Brasil colonial

Adriana Zehbrauskas/Folhapress
A historiadora Emília Viotti, em sua casa em São Paulo em 1998
A historiadora Emília Viotti, em sua casa em São Paulo em 1998

Morreu na manhã desta quinta (2), em São Paulo, a historiadora Emília Viotti da Costa. Ela tinha 89 anos e teve falência múltipla de órgãos. O velório vai acontecer a partir das 9h30 desta sexta (3), no Velório São Pedro.

Estudiosa do tema da escravidão, Emília Viotti lecionou no Departamento de História da Universidade de São Paulo entre 1964 e 1969, quando foi aposentada pelo AI-5, o Ato Institucional do governo militar que endureceu o regime.

Na ocasião, seguiu para os Estados Unidos, onde foi professora emérita de história da América Latina na Universidade de Yale (EUA). Voltou ao Brasil no final dos anos 1990 e, em 1999, recebeu o título de professora emérita na USP.

Viotti é autora de diversos livros referenciais da história do Brasil colonial, como "Da Senzala à Colônia" (1966), que estuda a transição do trabalho escravo para o livre na região cafeeira de São Paulo.

Outro de seus trabalhos de destaque é "Coroas de Glória, Lágrimas de Sangue", lançado originalmente em inglês, em 1994, e depois editado pela Companhia das Letras, em 1998. Mesclando técnicas historiográficas distintas, o livro trata de uma rebelião de escravos na Guiana, em 1823, época em que a região era uma colônia da Inglaterra.

Duramente reprimida, envolveu 12 mil escravos e incriminou missionários que haviam vindo trazer a "mensagem de Deus". Estes religiosos foram acusados de insuflar os negros, em suas pregações, a se rebelarem contra a opressão dos senhores.

Viotti resgatou relatos de personagens que vivenciaram o conflito e os contextualizou na crise mais ampla por que passava a Inglaterra.

Ela chamava o livro de um "romance polifônico", por buscar, nele, incluir o maior número de vozes de atores.

Em entrevista ao caderno "Mais!", da Folha, em 1998, declarou, sobre as correntes historiográficas que predominavam nos anos 1990.

"Isso que está em voga hoje, a história narrativa, eu já fazia em 1964. Mas é necessário ir além, trazendo as análises estruturativas do passado para o nível da narrativa."

DA MEMÓRIA À HISTÓRIA

Nos EUA, Viotti "teve mais de duas dúzias de alunos brasilianistas da maior importância, como John French e Bárbara Weinstein", pontua Lilia Moritz Schwarcz, 59.

Também historiadora e professora do departamento de antropologia da USP e da Universidade de Princeton, ela lembra que os livros mais antigos passaram a ser reconhecidos, com o tempo, como "grandes sínteses".

Mais recentemente, em 2006, lançou exaustivo estudo sobre o Supremo Tribunal Federal, investigando desde a criação da Corte, em 1890, até a configuração atual, dada pela Constituição de 1988.

"Nossa história é demasiado focada nas ações do Executivo, dos presidentes, é hora de examinar também o Judiciário e entender sua importância na construção da democracia", disse, à época.

Ativa em questões políticas, a historiadora é autora de frases marcantes, como: "Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros".

De 2001, em edição do programa "Roda Viva", da TV Cultura, na qual foi sabatinada, outra frase chama a atenção por ainda soar atual: "Enquanto não se eliminar a influência do dinheiro nas campanhas eleitorais, não teremos uma democracia plena".

Em 2016, teve sua obra homenageada por colegas em um simpósio em São Paulo que reuniu Manolo Florentino, Zilda Iokoi, Marilena Chaui e Paulo Arantes.

Próximo de Viotti desde seu retorno ao país, Francisco Cabral Alambert Junior, 50, professor do departamento de história da USP, diz que ela foi "uma das últimas grandes intérpretes do Brasil".

"Sua obra só pode ser relacionada à de nomes como Sérgio Buarque de Hollanda, Caio Prado e Gilberto Freyre."

Em nota, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), do qual a professora era entusiasta e próxima, disse que perdeu "uma grande amiga e lutadora e intelectual exemplar, comprometida com seu povo".

Colaborou RAFAEL GREGORIO


Endereço da página:

Links no texto: