Folha de S. Paulo


CRÍTICA

Filme com Schwarzenegger tem roteiro previsível e tradução ruim

EM BUSCA DE VINGANÇA (regular)
(AFTERMATH)
DIREÇÃO Elliott Lester
ELENCO Arnold Schwarzenegger, Scoot Mcnairy, Maggie Grace
PRODUÇÃO EUA, 2017, 14 anos
QUANDO estreia nesta quinta (2)
Veja salas e horários de exibição

*

O título "Em Busca de Vingança" poderia ser usado em diversos filmes com Arnold Schwarzenegger, mas vira propaganda enganosa no drama que estreia nesta quinta. O original, "Aftermath", seria melhor traduzido por "sequelas".

Aos 70 anos, é exagero afirmar que o ator está "se reinventando", mas não deixa de ser notável que ele retorne às telas, dois anos após o fracasso de "O Exterminador do Futuro: Gênesis", em um filme pesado, triste e, surpresa, sem pancadaria. Pena que roteiro e direção não ajudem muito.

Schwarzenegger interpreta (ou pelo menos tenta) o empreiteiro sessentão Roman Melnyk, que decora sua casa para esperar a mulher e a filha, grávida, que retornam naquela noite de uma visita a familiares na Ucrânia. As duas morrem na colisão de dois aviões de passageiros.

O choque de Melnyk é bem explorado nos procedimentos a que é submetido quando chega ao aeroporto e é informado da tragédia. A burocracia e a frieza dos funcionários lidando com parentes das vítimas rendem as melhores cenas. E Schwarzenegger até dá conta do recado em seu personagem estupefato.

A colisão no ar foi culpa de Jacob Bonaos, controlador de voo que deixa sua mesa por alguns instantes e não evita o acidente. Condenado pela opinião pública, ele ganha nova identidade e muda de cidade para evitar seu linchamento moral (e quase físico).

A partir daí, o filme dirigido por Elliott Lester, nome mais conhecido por videoclipes das cantoras Selena Gomez e Hillary Duff, fica dividido entre os dois personagens. O que se vê é praticamente uma competição para descobrir qual deles mergulha mais fundo na depressão.

Não é necessário ter um diploma de roteirista para antecipar que, de alguma forma, os destinos da dupla irão se cruzar. Além do encaminhamento óbvio, a solução para a conclusão final também deixa muito a desejar.

Fica difícil entender a motivação para rodar o filme. O roteiro previsível compromete uma edição até caprichada.

A produção poderia render mais com outro ator. Por que colocar Schwarzenegger num papel em que não é aproveitada sua imponência física? Ainda que um tanto debilitada pela idade, esse ainda é seu único recurso dramático.

Para ver um Arnie choroso e sem uma metralhadora nas mãos, talvez seja melhor tentar outro filme.

Assista ao trailer de 'Em Busca de Vingança'

Assista ao trailer de 'Em Busca de Vingança'


Endereço da página:

Links no texto: