Folha de S. Paulo


Satyrianas chega à maioridade e deixa de ocupar praça Roosevelt pela 1ª vez

André Stefano/Divulgação
O ator Dustin Hoffman
Peça 'Pink Star', que o grupo os Satyros irá apresentar no Galpão do Folias, em Santa Cecília

A Satyrianas, tradicional festival de teatro, chega à maioridade em formato distinto. A 18ª edição do evento, que vai desta quinta (2) a domingo (5), não ocupará pela primeira vez a praça Roosevelt, no centro de São Paulo.

A mudança se deve a uma portaria da prefeitura, publicada em fevereiro, que impede a realização de eventos e a concentração e dispersão de blocos carnavalescos na praça. A medida, de acordo com o documento, atenderia a reclamações de moradores.

"A cada ano, está se cercando mais a utilização da praça, do espaço público", afirma o diretor Rodolfo García Vázquez, dos Satyros, grupo responsável pela mostra.

O festival irá acontecer nos teatros da praça e em palcos de companhias parceiras, como o Galpão do Folias, em Santa Cecília, e o Teatro de Contêiner Mungunzá, na Luz.

Também haverá mudança na duração das atividades. Antes apresentadas de forma ininterrupta, durante 78 horas, elas agora terão que ser encerradas à 1h, seguindo as regras municipais.

Apesar disso, diz Vázquez, a procura pela Satyrianas aumentou, com número recorde de inscrições de artistas: 245, um aumento de 20% em relação ao ano passado. "E, infelizmente, a gente não conseguiu encaixar todos."

Serão mais de 400 atrações, entre peças, filmes e shows –os circos deixam esta edição, já que não será possível erguer tendas. Haverá apresentações artísticas de refugiados (sírios, congoleses etc.) e, pela primeira vez, uma roda de samba com o Acadêmicos do Baixo Augusta, que abre o evento na quinta, às 18h, na sede do bloco, na Consolação.

Tudo embalado pelo tema "Porque Somos Baldios". Foi pensado antes da decisão da prefeitura, partindo das duas acepções de "baldio": de terreno abandonado e de espaço comunitário. Mas transformou-se numa discussão sobre o uso do espaço público.

*

SATYRIANAS
QUANDO qui. (2) a dom. (5)
ONDE pça. Roosevelt e outros
QUANTO contribuição voluntária
PROGRAMAÇÃO satyrianas.com.br


Endereço da página:

Links no texto: