Folha de S. Paulo


Funk brasileiro é tema de episódio de série global sobre impactos na música

'Visão'

O funk brasileiro virou tema de um minidocumentário realizado pela plataforma de streaming de áudio SoundCloud. "Visão" é o último dos seis episódios de "Next Wave", que destaca histórias e sons de pessoas que impactam a cultura musical de comunidades ao redor do globo.

O vídeo, disponível a partir desta segunda (30) no canal do serviço no YouTube, mostra como o gênero rompeu a bolha da favela e passou a ser ouvido fora dela. Essa expansão se reflete em dados do SoundCloud que apontam um aumento de 52% no número de faixas atreladas ao funk brasileiro que foram divulgadas na plataforma desde 2015.

Em entrevistas com artistas que usam ou já usaram o serviço para dar vazão à produção, como MC Bin Laden e DJ Polyvox, o breve capítulo passa pela origem e evolução do gênero, abordando o preconceito e as diferenças entre o funk carioca e o paulista.

"O funk do Rio é muito focado na periferia, nas comunidades, então é mais sujão. Aqui [em São Paulo] não, o pessoal é mais exigente, gosta de entender mais o que a letra está dizendo, então a gente para bastante, foca mais a letra, a voz do cantor, do que os beats", diz o DJ e produtor carioca Yuri Martins em um trecho da filmagem.

Reinaldo Canato/UOL
SAO PAULO - SP - BRASIL - 22.05.2016 -VIRADA CULTURAL -Show do MC Bin Laden no palco Republica Foto Reinaldo Canato / UOLSAO PAULO - SP - BRASIL - 22.05.2016 -VIRADA CULTURAL -Show do MC Bin Laden no palco Republica Foto Reinaldo Canato / UOL
MC Bin Laden durante show na Virada Cultural

Para MC Bin Laden, que estourou em 2015 com o hit "Tá Tranquilo, Tá Favorável", é cada vez mais difícil definir o funk, pois o gênero se tornou "diversificado". "Os DJs estão se atualizando muito. Cada vez estão inovando mais, e você não sabe o que vai vir numa produção musical."

Produtor de artistas como MC Kevinho e MC Guimê, Konrad Dantas, o Kondzilla, segue a mesma linha de pensamento. "O funk hoje está cada vez se assumindo como movimento musical, e não como estilo de música", diz. "Estamos no nosso melhor momento."

Ele cita diversas variações do funk, como melody, montage, bate-lata [ou funk paulistano], pancadão, batidão, atabaque e o 150, classificação dada ao funk acelerado de 150 bpm (batidas por minuto), que vem ganhando espaço nos últimos dois anos.

Em julho, a plataforma divulgou o primeiro episódio da série, "Degenerate Generation", sobre a cena de goth rap do subúrbio de Los Angeles. Nos meses seguintes, a produção visitou cidades como Toronto, Nova York, Londres e Berlim.

SOUNDCLOUD NEXT WAVE - VISÃO
ONDE youtube.com/SoundCloudChannel


Endereço da página: