Folha de S. Paulo


CRÍTICA

Série 'Episodes' termina com final mais metalinguístico da TV

Divulgação
O ator Matt LeBlanc no primeiro episódio da quinta e última temporada de 'Episodes'
O ator Matt LeBlanc no primeiro episódio da quinta e última temporada de 'Episodes'

Foram cinco temporadas ao longo de sete anos, uma história de sucesso entre as séries de TV. Sem atingir enorme sucesso de público, "Episodes" virou cult e sempre agradou a crítica pela maneira de retratar Hollywood.

Na história, Matt LeBlanc faz uma versão dele mesmo, um ator difícil de trabalhar, mulherengo e autocentrado, colocado à força na série de dois escritores ingleses.

Sean e Beverly são casados, escrevem juntos uma série na BBC inglesa que é um hit e são contratados por um produtor para recriar o programa na TV americana. Eles são forçados a mudar quase tudo que era original no trabalho deles para se adequar ao gosto do produtor.

Uma das exigências dele é que Matt LeBlanc faça o papel principal, originalmente feito por um ator de teatro inglês na casa dos 70 anos.

Essa semente do seriado volta a ter papel central no fim de "Episodes" e, para quem acompanhou todas as temporadas até aqui e não quer estragar a surpresa do final, melhor parar de ler.

Na última temporada, Sean e Beverly são contratados para desenvolver uma série com um ex-assistente dele, que virou o redator-chefe do novo programa, para desespero de ambos.

Carente e inseguro, ele não deixa que seus coautores saiam da mesa de trabalho até tarde da noite e parece não gostar de nenhuma ideia vinda do casal, que tenta furiosamente botar um pouco de comédia no programa.

Os dois estão desesperados com o rumo que a carreira deles tomou, quando Matt LeBlanc, agora apresentador de um reality show de sucesso que ele odeia, faz a oferta: fazer um trabalho juntos, em que eles escrevam algo surpreendente para ele atuar.

Os três começam a testar ideias em um fim de semana na casa de campo de Matt, enquanto fazem churrascos, lidam com um porco selvagem e atiram em garrafas e latas em cima de uma cerca.

Aos poucos, Matt conta histórias horríveis do relacionamento com o pai (uma delas: o pai o levou à Disney World, mas, para evitar filas dos brinquedos, ele consegue uma cadeira de rodas antiga e raspa a cabeça do filho).

Sean e Beverly decidem que aquele é o show, um drama com toques cômicos de uma relação pai e filho em que Matt faria o pai.

Entusiasmados, escrevem um piloto, mas no caminho começam a ter dificuldades com o ator, que quer crédito como autor da série, já que é baseada na história dele.

Eles têm brigas acaloradas por meio dos agentes, mas falsamente se tratam como amigos quando se veem, como parece ser a maioria das relações em Hollywood.

Até que Matt lê o roteiro e... desiste do papel e pede que seu nome seja tirado do projeto. Mas Sean e Beverly ainda têm uma história para contar que pode ter Matt como ator principal, Hollywood como cenário e produtores, atores e roteiristas como personagens secundários.

Assim a história volta para o início de tudo, com um final em que a série dentro da série atinge mais uma camada metalinguística, e "Episodes" termina de maneira surpreendente e inevitável, como todo bom final de série deveria ser.


Endereço da página: