Folha de S. Paulo


Com membros da formação clássica, Helloween faz três shows no Brasil

Franz Schepers/Divulgação
O grupo Helloween faz show no Espaço das Américas, em São Paulo
O grupo Helloween faz show no Espaço das Américas, em São Paulo

Em 1986, o guitarrista e então vocalista da banda alemã Helloween, Kai Hansen, abriu mão de cantar para dar espaço para a entrada do novato Michael Kiske.

Foi o primeiro passo para a consagração.

O segundo e o terceiro passos foram dados nos anos seguintes, 1987 e 1988, com o lançamento dos álbuns "Keepers of the Seven Keys" 1 e 2, respectivamente.

Três décadas se passaram e os membros da banda mudaram. Ainda assim, ela permaneceu em atividade no período. O álbum mais recente é de 2015 ("My God Given Right").

A grande surpresa nessa história veio no final de 2016, com o rencontro de Kiske (que saiu da banda em 1993) e Kai Hansen (fora desde 1989) com Michael Weikath (guitarras) e Markus Grosskopf (baixo) para reviver a formação clássica do Helloween.

Fãs de todo o mundo, desde então, estão ansiosos pela turnê que acaba de chegar ao Brasil, com shows em São Paulo (28 e 29 de outubro) e em Porto Alegre (31).

Além de Hansen (atualmente no Gamma Ray), Weikath, Grosskopf e Kiske (Unisonic), também estarão no palco o guitarrista Sascha Gerstner, o vocalista Andi Deris e o baterista Daniel Löble, atuais membros do Helloween —assim como os fundadores Weikath e Grosskopf, na banda desde 1984.

Com guitarras virtuosas e vocais fortes e limpos, o septeto promete trazer um repertório regado a clássicos do power metal, como "Eagle Fly Free", "I Want Out" e "Dr. Stein".

O clima deve ser de festa e bexigas laranjas devem contrastar com os típicos trajes pretos de quem costuma ir a shows de rock —a banda usa uma abóbora como mascote.

O problema para quem não se planejou com antecedência é que os ingressos para os show de São Paulo estão oficialmente esgotados.

SAÚDE

Por questões de saúde, a voz de Kiske —tido como um dos maiores vocalistas desse estilo musical— teve de ser reforçada com uma linha de apoio pré-gravada no show que aconteceu em Monterrey, no México, no último dia 19, o primeiro da nova turnê.

Houve reclamações de fãs em redes sociais, mas, segundo disse Kai Hansen ao site especializado Jump Metal, essa era uma alternativa melhor que cancelar ou reduzir o show.

Depois de Monterrey, a turnê já passou pela Cidade do México (21), por San José, na Costa Rica (23) e por Bototá (25).

A expectativa é que Kiske esteja recuperado para os shows de São Paulo, quando deve ser gravado o DVD da turnê.

*

HELLOWEEEN
QUANDO sáb. (28) e dom. (29) às 21h, ter. (31) às 20h
ONDE em SP, no Espaço das Américas (r. Tagipuru, 795 - Barra Funda, tel. 3864-5566); em Porto Alegre, no Pepsi on Stage (av. Severo Dullius, 1995 - Anchieta, tel. (51) 3371-1948)
QUANTO de R$ 70 a R$ 440


Endereço da página: