Folha de S. Paulo


Novo 'Thor' usa humor para contornar esgotamento da franquia bilionária

Não há nada de normal em "Thor: Ragnarok", que estreia nesta quinta (26) no país. O terceiro filme do Deus do Trovão da Marvel joga fora regras desgastadas da franquia baseada nos quadrinhos do herói e assume seu lado cômico.

A culpa é de um extravagante ator, comediante, roteirista e diretor neozelandês que se viu à frente de uma produção de R$ 581 milhões mesmo tendo no currículo só longas independentes que custaram menos de 10% dessa cifra.

Taika Waititi, 42, diz ignorar expectativas e pressões. Filho de um pintor maori com uma professora branca, ele se tornou fã de Michael Jackson, dos filmes de ação dos anos 1980 e da cultura local.

Quando seu primeiro curta, "Two Cars, One Night" (2004), foi indicado ao Oscar, ele fingiu estar dormindo no momento em que Jeremy Irons mencionou seu nome.

Seus dois longas, "Boy" (2010) e "A Incrível Aventura de Rick Baker" (2016), conquistaram crítica e bateram recorde de bilheteria na Nova Zelândia. Também cruzaram o Pacífico até alcançar o presidente dos estúdios Marvel, Kevin Feige, que buscava um diretor para renovar "Thor" após dois longas esquecíveis.

A procura não indica um fracasso da franquia, que já rendeu R$ 3,6 bilhões em bilheteria pelo mundo, mas a estratégia para contornar um esgotamento da Marvel.

"Queríamos uma nova sensibilidade, explorar Thor baseando-nos nos momentos de humor que existiam nos outros filmes", afirma Feige.

Waititi desconfiou do convite. "Pensei que eles deviam estar ficando doidos e não ter nenhum outro diretor na lista para me chamarem", brinca o diretor em entrevista à Folha.

"Fingi que não havia nenhuma revista em quadrinhos ou filme de 'Thor'. Queria fazer um filme de heavy metal dos anos 1980 sobre um cara tentando voltar para casa. Uma premissa simples."

No longa, Thor (Chris Hemsworth) tem seu poderoso martelo destruído pela irmã, Hela (Cate Blanchett), e é exilado em um estranho planeta/arena onde sua única opção de fuga passa por uma luta com o campeão local, que vem a ser o Hulk (Mark Ruffalo).

A química entre os dois personagens se torna uma sequência de piadas e situações hilariantes. A Marvel finalmente passou a rir do absurdo que são suas aventuras.

"Num dado momento, Mark Ruffalo virou para mim após vários diálogos improvisados e perguntou: 'Como ainda não fomos demitidos?'", lembra Waititi, que curiosamente não foi creditado como roteirista –assunto que ele não quis comentar.

"Cresci com histórias de pesadelos em Hollywood e estava ciente, mas não podia entrar numa relação com um estúdio pensando de maneira negativa. Trato 'Ragnarok' como um dos meus bebês. Considero tanto meu filme quanto qualquer outro que fiz."

Não deixa de ser verdade. Waititi começou as filmagens na Austrália com a tradicional cerimônia maori. Mostrava-se aberto a improvisos e fazia piadas com seu protagonista. Sua preferida era fingir que havia esquecido o microfone ligado e resmungar: "Deveríamos ter contratado o outro Chris. Chris Pine, Chris Pratt. Qualquer um, menos esse."

"Toda essa reinvenção veio do cérebro maravilhoso e maluco de Taika, que nos encorajou a correr riscos. É o filme do qual mais me orgulho", diz Chris Hemsworth.

*

É HORA DO PAU!
Herói contra herói não é novidade no Universo Marvel

Thor x Hulk
Em "Os Vingadores" (2012)
> O filme trouxe um aperitivo da luta entre os dois heróis mais poderosos da Marvel. O Deus do Trovão ataca o Gigante Esmeralda com seu martelo (que não pode ser levantado por mortal), e ele devolve com o que vê pela frente. Mas a curta briga no porta-aviões da Shield termina empatada quando um piloto chama a atenção do Hulk

Jessica Jones x Luke Cage
Em "Jessica Jones" (Netflix, 2015)
> O indestrutível Luke Cage ataca sua companheira, a também superpoderosa Jessica Jones. É força bruta versus agilidade numa briga violenta que não é apartada nem pela chegada da polícia. Luke vence a peleja, mas hesita na hora do golpe fatal

Homem-Formiga x Falcão
Em "Homem-Formiga" (2015)
> O herói diminuto da Marvel precisa invadir uma instalação das empresas Stark, mas percebe que o local virou a base dos Vingadores. Na proteção do lugar, apenas o soldado alado Falcão. A divertida briga é mais um jogo de gato e rato, que o Homem-Formiga consegue vencer

Homem de Ferro x Hulk
Em "Vingadores: Era de Ultron" (2015)
> Obviamente que o Homem de Ferro normalmente não seria páreo para o Hulk. Mas Tony Stark cria uma armadura especial para tentar derrotar o monstro verde. O embate dos dois era uma das cenas mais esperadas pelos fãs e termina com a destruição parcial de uma cidade e um placar dúbio

Capitão América x Homem de Ferro
Em "Capitão América: Guerra Civil" (2016)
> Outra batalha inevitável que era aguardada pelos leitores dos quadrinhos. No cinema, o Capitão América recebe uma ajuda inicial do Soldado Invernal, mas é sozinho que consegue derrotar o Homem de Ferro numa cena brutal

Divulgação
Capitão América e Homem de Ferro em cena do filme 'Capitão América: Guerra Civil
Capitão América e Homem de Ferro em cena do filme 'Capitão América: Guerra Civil'

Viúva Negra x Gavião Arqueiro
Em "Capitão América: Guerra Civil" (2016)
> Na cena do aeroporto, quase todos os heróis Marvel brigam. Sem poderes especiais, Viúva Negra e Gavião Arqueiro protagonizam uma das lutas mais divertidas. E ela só não ganha porque a Feiticeira Escarlate impede o golpe final


Endereço da página:

Links no texto: