Folha de S. Paulo


Formado por mais de mil painéis, telão do show do U2 divide opiniões

Nos shows da turnê "The Joshua Tree", os integrantes do U2 disputam a atenção do público com um protagonista inusitado: um enorme telão.

O equipamento engloba todo o palco. Foi projetado com mais de 1.040 painéis e com resolução de 8K, oito vezes a de 1.080p, também conhecida como "full HD", usada, por exemplo, no YouTube.

Com o tamanho de uma TV de 2.418 polegadas, o apetrecho é usado para reproduzir vídeos e animações e para transmitir a banda ao vivo.

A dimensão e a qualidade do telão chamaram a atenção. "Parecia que estava dentro dele", diz Marina Ferraz, 21, que viu o show da arquibancada, no domingo (22).

Mas o telão só é ligado e dá início às projeções a partir da quarta música do espetáculo. Antes, predomina a penumbra, como em "Sunday Bloody Sunday".

Esse início "deixa o show mais intimista", diz a psicóloga Patrícia Cabral, 50. Fã de carteirinha da banda –é membro de um fã-clube chamado Ultraviolet–, ela tirou férias para curtir a maratona.

Cabral foi aos três shows que já ocorreram e promete estar também no último, nesta quarta (25). Por ter alternado entre setores, como red zone, pista e arquibancada, ela terá experiência ampla.

"Na arquibancada, você entende a movimentação do telão", diz, enquanto na pista "você é engolido pelo telão".

Ela disse que, graças ao telão, sentiu como se "estivesse dentro de uma montanha" quando Bono canta "Where the Streets Have No Name".

Na red zone, apesar da proximidade dos músicos, Cabral analisa que "a visão é boa, mas vemos mais o lado esquerdo do palco".

Nem todos, porém, tiveram impressão positiva da inovação. "Foi bonito, mas a gente não conseguia ver o Bono", disse o estudante Guilherme Sá, 20, que assistiu ao show da pista e lamentou não ter tido uma visão melhor.

*

U2 -The Joshua Tree Tour
QUANDO nesta quarta (25), às 19h
ONDE Estádio do Morumbi - pça. Roberto Gomes Pedrosa, s/n
QUANTO R$ 260 a R$ 900, pelo site ticketsforfun.com


Endereço da página:

Links no texto: