Folha de S. Paulo


Hatoum retrata com maestria geração libertária e limites da arte

Milton Hatoum volta com um romance potente, que remexe a história política dos anos sinistros da ditadura, ao mesmo tempo em que vasculha "infernos" íntimos de uma história de família. Tudo isso, sem deixar de nos provocar, por vias oblíquas, uma reflexão sobre os tristes rumos do país.

Dois tempos e dois cenários se articulam em "A noite da Espera", sob a perspectiva também dúplice do narrador Martim que, exilado em Paris nos anos 1970, reconstitui, pela memória, sua vida de estudante em Brasília de 1968 a 1972.

Valendo-se de anotações, bilhetes e cartas da época, revisita suas descobertas juvenis nos campos do amor, amizades, militância e vida cultural, além de reviver as sofridas horas de solidão experimentadas longe da mãe e perto de um pai que mais se assemelhava a uma sombra, com "seu silêncio bruto".

Datas e referências geográficas modulam a disposição das partes do romance, num ir e vir das lembranças, que instaura uma cronologia atravessada de cortes e desvios.

Dessa modulação emerge uma narrativa envolvente, que instiga a imaginação de quem se entrega à vertigem dos acontecimentos e busca respostas para o que parece não ter explicação. Se Martim se atormenta ao imaginar o porquê da ausência prolongada da mãe, com quem aprendeu a amar os livros, não é menor o desassossego do leitor diante das cartas que ela não escreve ao filho e dos sempre adiados encontros entre eles.

Hatoum, com sua maestria na condução da narrativa, compõe retrato consistente de uma geração conflituosa e libertária, representada por jovens de diferentes extratos sociais e regiões do país, que criam em Brasília uma revista cultural de vanguarda, ensaiam peças, se iniciam nas novidades do cinema, vivem prazeres sem reserva e se arriscam em nome de uma utopia.

A Noite da Espera - O Lugar Mais Sombrio (Vol. 1)
Milton Hatoum
l
Comprar

Oferece-nos não só um livro de memórias ou um romance de formação mas também uma reflexão sobre os limites e liames entre arte, política e ideologia. Por ser "A Noite da Espera" o primeiro volume de uma trilogia, o difícil agora é esperar pelos desdobramentos da história de Martim e dos outros, em seus trânsitos por diversos lugares e em suas vivências mais sombrias.

a noite da espera

autor Milton Hatoum

editora Companhia das Letras

quanto R$ 39,90 (216 págs.)

avaliação ótimo


Endereço da página:

Links no texto: