Folha de S. Paulo


'The Joshua Tree' é o quarto LP mais vendido em ano roqueiro

"The Joshua Tree" foi o quarto disco mais vendido de 1987 no mundo, com cerca de 9 milhões de cópias. Liderou então as paradas em 20 países e, até hoje, alcançou a marca de 25 milhões de cópias.

Naquele ano, apesar da primeira turnê mundial de Madonna, o rock dominou. Mesmo com todo o alarido em torno de "BAD", primeiro disco de Michael Jackson depois do sucesso planetário de "Thriller", o posto de LP mais vendido do ano ficou com o hard rock inglês.

"Hysteria", do quinteto Def Leppard, liderou as paradas. Era o retorno do grupo após o acidente em 1984 que obrigou o baterista Rick Allen a amputar um braço, justamente quando a banda se firmava como novo gigante do som pesado. Allen seguiu no grupo, com uma bateria adaptada para ser tocada com uma mão.

"BAD" chegou perto do desempenho dos ingleses, ambos passando dos 11 milhões de cópias.

A trilha sonora do filme "Dirty Dancing", com 10 milhões, ficou à frente de "The Joshua Tree", mas o quinto colocado nas paradas acabou se transformando no principal álbum lançado em 1987: "Appetite for Destruction" venderia até o fim do ano seguinte 30 milhões de cópias e tornaria o Guns N' Roses a banda mais popular do mundo na virada para os anos 1990.

Def Leppard e Guns seguem na ativa, presentes no recente Rock in Rio.

No Brasil, "Xegundo Xou da Xuxa" foi o mais vendido de 1987, com três milhões de cópias, seguido pela boy band Dominó e pelo infantil Trem da Alegria. No rock, muitos sucessos: "Que País É Esse?" (Legião Urbana), "A Revolta dos Dândis" (Engenheiros do Hawaii), "Sexo!!" (Ultraje a Rigor) e "Vida Bandida" (Lobão).


Endereço da página:

Links no texto: