Folha de S. Paulo


Documentário conta trajetória da escultora brasileira Maria Martins

Divulgação
A escultora brasileira Maria Martins (1894-1973) é tema de documentário
A escultora brasileira Maria Martins (1894-1973) é tema de documentário

O documentário "Maria - Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos", que investiga a vida e as obras da escultora Maria Martins (1894-1973), acaba de ganhar seu primeiro trailer.

Martins foi a primeira escultora brasileira a tratar da sexualidade a partir da perspectiva feminina e construiu obras sobre desejos insaciáveis.

Para o crítico de arte Paulo Herkenhoff, sua obra trata-se da mais radical feita no Brasil na primeira metade do século 20. "Maria aborda a nudez, a carnalidade, sempre à flor da pele, de uma forma absolutamente explícita."

Em paralelo, o documentário resgata a vida da artista como esposa do diplomata Carlos Martins, embaixador brasileiro em Washington nos anos 1940, e a relação com o francês Marcel Duchamp, um dos maiores nomes da história da arte.

Duchamp a teve como musa e modelo de obras fundamentais, como "Prière de Toucher" (1947), que traz o seio de Martins em gesso. Os escultores mantiveram uma colaboração artística mútua e um possível relacionamento amoroso.

O filme foi dirigido por Francisco Martins, que trabalhou em "Castelo Rá-Tim-Bum" e no documentário "Tempo de Resistência", e Elisa Gomes, que dirige e produz pela primeira vez.

O documentário será lançado no dia 16 de novembro. Confira o trailer:

Trailer


Endereço da página:

Links no texto: