Folha de S. Paulo


CRÍTICA

Com Thaila Ayala, filme 'Pica-Pau' tem enredo esticado até o limite

PICA-PAU: O FILME (bom)
(Woody Woodpecker)
DIREÇÃO Alex Zamm
ELENCO Timothy Omundson, Thaila Ayala, Scott Mcneil
PRODUÇÃO EUA e Canadá, 2017, 84 min, livre
QUANDO estreia nesta quinta (5)
Veja salas e horários de exibição

*

A gargalhada dele não ganhou uma ruga em 76 anos. Depois de passar décadas atormentando a TV brasileira, o Pica-Pau vai ao cinema.

Mas o passarinho vem com nova cara. Em vez de em desenho animado, o bicho é feito em computador e interage com atores de carne e osso, numa técnica chamada "live action", usada na saga "Alvin e os Esquilos" e em "Turma da Mônica - Laços", previsto para o meio de 2018.

A animação computadorizada que compõe o protagonista é vistosa, e a versão dublada do filme parece ter sido privilegiada.

A sessão para a imprensa foi com dublagem (a voz aguda perfurocortante da ave também permanece igual), e os planos para um lançamento internacional são ocultos ou inexistentes.

Por mais que o habitat da ave de crista vermelha seja a América do Norte, onde se passa o filme, foi no Brasil que o Pica-Pau vicejou. Acontece que o penoso envelheceu mal nos EUA e na Europa, os maiores mercados cinematográficos.

Como diria o blog de cinema do jornal "The Guardian", é bem capaz que o público anglófono tenha se esquecido dele, "a não ser que você tenha entre 50 e 85 anos".

Mas, graças ao SBT e as reprises obsessivas da emissora durante a década de 1980 e 1990, o personagem está incrustado no mogno da mente do brasileiro.

O lançamento é uma piscadela para o mercado nacional. Escalar uma atriz da terrinha para estrelar o longa não foi um acaso. Thaila Ayala faz bem um personagem que é limitado: Vanessa é frívola, materialista, histriônica"

É o mesmo personagem de desenho animado de décadas atrás.

Todo mundo que aparece na tela é plano e raso. Os personagens são ingênuos, estabanados e de emoções primárias: a mulher só quer status, o marido só quer dinheiro, o filho só quer ser aceito, os vilões só querem dinheiro e o produtor também só quer dinheiro –o seu, espectador brasileiro.

Agora, um parágrafo para falar da história. O filme é um episódio pré-pronto esticado até não poder mais.

Um advogado ganancioso herda umas terras na reserva florestal, decide erguer lá uma casa cafona para revender e vai importunar a paz do Pica-Pau.

A ave encapetada fica fula e sai quebrando tudo, enquanto ainda arranja tempo para fazer amizade com o filho do advogado e participar de um festival local de música.

Se você cresceu vendo na TV a ave descer as cataratas e usa o ditado "mau feito o Pica-pau", o filme pode servir como bálsamo afetivo. Mas para por aí.

*

Assista ao trailer de 'Pica-Pau: O Filme'

Assista ao trailer de 'Pica-Pau: O Filme'


Endereço da página:

Links no texto: