Folha de S. Paulo


Caetano e filhos fazem show com repertório familiar e bom humor

Marco Aurélio Canônico/Folhapress
Caetano Veloso e seus filhos fazem show no Rio de Janeiro
Caetano Veloso e seus filhos fazem show no Rio de Janeiro

"É um show familiar, nascido da minha vontade de ser feliz." A definição que Caetano Veloso deu quando anunciou que se apresentaria com seus filhos, Moreno, Zeca e Tom, se encaixou perfeitamente no que a plateia viu na noite desta terça (3), na estreia do espetáculo, no teatro Net Rio.

Um repertório familiar –tanto por tratar de família quanto por ser, em sua maioria, conhecido pelo público– foi apresentado em meio a olhares e risos cúmplices dos Veloso, que tocaram, cantaram, dançaram e, apesar do nervosismo inerente às estreias, pareceram se divertir.

Certamente divertiram o público, justificando a expectativa em torno desta reunião – os 14 shows no Rio e em São Paulo esgotaram seus ingressos antes da estreia. Uma data extra deve ser aberta na capital paulista, onde a apresentação vai ser gravada para posterior lançamento.

Caetano, 75, Moreno, 44, Zeca, 25, e Tom, 20 ficaram o tempo todo em cena, sentados em frente a um cenário com poucos elementos, usados de modo eficiente graças ao jogo de luzes. Alternaram cantoria coletiva com duetos mas também tiveram seus momentos solo, mostrando composições próprias e inéditas.

"Alegria, Alegria" abriu os trabalhos e, na sequência, "O Seu Amor", clássico do repertório dos Doces Bárbaros talhado para ser cantado a quatro vozes, deu a cada um dos artistas a chance de mostrar a sua. Aí começou a se revelar o que talvez seja a maior surpresa do show: Zeca Veloso.

O mais privado entre os quatro mostrou uma voz peculiar, ora em falsete, ora em tons mais graves, fazendo belos duetos com o pai em "Alguém Cantando", "Você me Deu" e "Força Estranha". Seu potencial se revelou por completo durante "Todo Homem", composição sua e um dos momentos mais singelos da noite.

Canções animadas e que puxaram um acompanhamento de palmas da plateia – como "Um Passo à Frente" (Moreno) e "Reconvexo" (Caetano)– alternaram-se com outras mais suaves, como "Clarão", na qual Caetano fez dueto com Tom. Um raro momento que quebrou a sonoridade acústica foi o batidão funk de "Alexandrino", com Zeca mandando bases pré-gravadas no teclado e Tom dançando passinho e arriscando até uma sarrada no ar.

Também notável foi a apresentação de "Não Me Arrependo", canção que Caetano fez para Paula Lavigne (mãe de Tom e de Zeca) e na qual o cantor fez seu melhor vocal na noite, bem acompanhado pelos teclados climáticos de Zeca e pelo baixo de Moreno.

CAUSOS

Foi também um show pontuado por histórias, indo desde breves relatos sobre a definição do repertório até memórias da origem de certas composições. Caetano, por exemplo, lembrou que Moreno lhe deu "How Beautiful Could a Being Be" como presente. Também falou como, mesmo não sendo religioso, compôs "Ofertório" para a missa de 90 anos de sua mãe, Dona Canô, a pedido de sua irmã Mabel.

"Ela pediu que eu compusesse a canção para a hora do ofertório. Escrevi a letra como se fosse minha mãe dizendo aquelas palavras e quero repeti-las agora como se eu estivesse dizendo aos meus filhos o que ela nos disse através de minha própria canção."

O repertório privilegiou a vasta obra do patriarca –em particular, as canções dedicadas à família e as que ele compôs com os filhos. Também entram sucessos alheios, como "Deusa do Amor", do Olodum, na suave versão que Moreno registrou em seu primeiro álbum, de 2000, e uma versão um tanto quanto improvisada do samba "Está Escrito", sucesso de Xande de Pilares que encerrou o show.

Além das apresentações já esgotadas no Rio (4, 10, 11, 17, 18, 24 e 25/10) e em São Paulo (14, 15, 21, 22, 28 e 29/10), os Veloso farão outras em Belo Horizonte (7 e 8/10) e Brasília (2/12), onde ainda havia ingressos; o show deve seguir para outras praças, ainda não confirmadas.

REPERTÓRIO DO SHOW

"Alegria, Alegria"
"O Seu Amor"
"Boas Vindas"
"Todo Homem"
"Jenipapo Absoluto"
"Um Passo à Frente"
"Clarão"
"De Tentar Voltar"
"A Tua Presença Morena"
"Trem das Cores"
"Um Só Lugar"
"Alexandrino"
"Oração ao Tempo"
"Alguém Cantando"
"Ofertório"
"Reconvexo"
"Você me Deu"
"O Leãozinho"
"Gente"
"Sertão"
"Não me Arrependo"
"Um Canto de Afoxé para o Bloco do Ilê"
"Força Estranha"
"How Beautiful Could a Being Be?"

BIS
"Canto do Povo de um Lugar/Um Tom"
"Deusa do Amor"
"Está Escrito"


Endereço da página: