Folha de S. Paulo


Museu de Arte do Rio não vai receber 'Queermuseu' por pedido do prefeito

O Conmar (Conselho Municipal do Museu de Arte do Rio) anunciou nesta terça-feira (3) que não abrigará a exposição "Queermuseu - Cartografias da Diferença na Arte Brasileira", após pedido da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O prefeito carioca Marcelo Crivella (PRB) afirmou em vídeo publicado nas redes sociais na domingo (1) que não queria que a mostra fosse para o MAR (Museu de Arte do Rio). "Só se for no fundo do mar", disse o político.

O conselho do MAR afirma, em nota, ser favorável à realização da "Queermuseu", "bem como a de qualquer atividade que contribua para o exercício da arte como fundamento de nosso processo civilizatório."

O museu, mantido em parceria com a iniciativa privada, afirma que a decisão de não realizar a exposição foi feita pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

O Santander Cultural suspendeu a mostra em Porto Alegre no dia 10 de setembro após pressão de grupos que a consideram ofensiva. Contra recomendação do Ministério Público, a instituição decidiu não reabrir a exposição.

O Conmar ainda recomenda que o MAR realize programação cultural em consonância com as regras do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e que inclua classificação indicativa e sinalizações sobre o teor das obras expostas, "de forma a estabelecer relações com e entre as diversas perspectivas culturais e ideológicas de todos os seus públicos."


Endereço da página:

Links no texto: