Folha de S. Paulo


Sesc_Videobrasil abre com brasileiros e artistas de países do terceiro mundo

Divulgação
Cena da videoinstalação ‘Faz Que Vai’, dos artistas Barbara Wagner e Benjamin de Burca
Cena da videoinstalação ‘Faz Que Vai’, dos artistas Barbara Wagner e Benjamin de Burca

"Quero ser plataforma para uma reflexão mais profunda", diz Solange Farkas, curadora do 20º Festival Sesc_ Videobrasil.

Iniciado em 1983, na ditadura militar, o festival não podia falar abertamente de política, em contraste com a atual edição, que abre ao público nesta quarta (4), no Sesc Pompeia."Era tudo subliminar", relembra a curadora.

Aquela época inspira, por exemplo, a instalação "Bem-Vindo, Presidente!", do artista plástico Rafael Pagatini.

Com pesquisa de cerca de dois anos, segundo o artista, a obra expõe em uma parede recortes de propagandas relacionadas aos "grandes projetos", como foram chamadas as parcerias entre governo e empresas para a exportação de commodities no Espírito Santo -o momento marca o vínculo histórico entre a ditadura e a iniciativa privada.

"Quando peguei os jornais da época, me dei conta de que as empresas faziam anúncios saudando os presidentes quando iam ao Espírito Santo", conta Pagatini."É um discurso de progresso que se assemelha muito com o atual."

Com edital aberto, o festival -que acontece a cada dois anos- recebeu mais de 2.000 inscrições, na qual foram selecionados apenas 50 obras de artistas de 25 países.

Sem um tema central, a mostra é subdividida conforme os assuntos representados nas obras, como "ecologia", "reinvenção da cultura" e "políticas de resistência".

As obras concorrem a cinco prêmios, cada um oferecido por um júri internacional específico, no domingo (8), no teatro do Sesc Pompeia.

FREVO

Para pesquisar como a nova geração de bailarinos é influenciada por danças ligadas ao pop, a brasiliense Bárbara Wagner e o alemão Benjamin de Búrca produziram a videoinstalação "Faz Que Vai".

Tombado pela Unesco, em 2012, o frevo é conhecido pela ligação com o carnaval. "É pretexto para mostrarmos a relação de performances diante da câmera", diz Bárbara.

Na instalação, dançarinos praticam frevo mesclado com diferentes gêneros, como electro e funk, além de uma coreografia baseada em "Vogue", da cantora Madonna.

SESC_VIDEOBRASIL
ONDE: Sesc Pompeia - r. Clélia, 93, Água Branca; tel. (11) 3871-770
QUANDO: ter. a sáb.: 10h às 21h30. dom.: 10h às 19h30. Até 14/1
QUANTO: entrada gratuita
PROGRAMAÇÃO: www.festivalsescvideobrasil.org.br


Endereço da página: