Folha de S. Paulo


Safra brasileira no Festival do Rio reflete tempos extremos

Divulgação
Cena do filme 'As Boas Maneiras
Cena do filme 'As Boas Maneiras'

Os humores radicais do Brasil pós-impeachment estão impressos em boa parte dos 59 longas nacionais que integram o Festival do Rio.

A mostra carioca, que vai de 5/10 a 15/10, exibirá 14 longas a mais do que em 2016, num esforço claro de se impor como a vitrine da produção nacional, só que com olhar bem mais pop do que Brasília ou Tiradentes.

Na competição de ficções, Lucia Murat adentra o universo violento de uma comunidade carente em "Praça Paris". Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira cavoucam as chagas da história brasileira em "Açúcar", ambientado num arruinado engenho pernambucano nos dias de hoje.

Marco Pigossi faz um pistoleiro cristão do interior do país em "O Nome da Morte", inspirado em caso real e dirigido por Henrique Goldman.

Carolina Jabor ("Boa Sorte") exibe "Aos Teus Olhos", longa baseado em peça catalã que tem Daniel de Oliveira no papel de um professor de natação acusado de beijar uma criança. A obra deve gerar repercussão em meio à sanha condenatória e à onda de arroubos moralistas.

Nos documentários, Silvio Tendler fala da influência do poder financeiro sobre a política em "Dedo na Ferida". Em "Pastor Cláudio", Beth Formaggini põe frente a frente um ativista e um bispo acuado de matar militantes durante a ditadura militar.

Mesmo entre filmes de gênero, a temperatura não cede. É o caso de "O Animal Cordial", de Gabriela Amaral Almeida, e de "As Boas Maneiras", dos paulistas Juliana Rojas e Marco Dutra -este embute olhar social em uma história de lobisomem.

*

ELES SÃO CARIOCAS
Destaques estrangeiros do Festival do Rio

'Roda Gigante'
Em seu mais recente trabalho, Woody Allen escala Kate Winslet e Justin Timberlake nessa trama ambientada nos anos 1950 sobre um operador de roda-gigante e sua mulher infeliz.

'A Forma da Água'
Guillermo Del Toro narra a história de uma faxineira muda e solitária que se afeiçoa a um monstro aquático que está sendo estudado no laboratório secreto onde ela trabalha.

Divulgação
Cena do filme 'A Forma da Água
Cena do filme 'A Forma da Água'

'Pequena Grande Vida'
Matt Damon faz o papel de um sujeito que passa por um processo de miniaturização nessa ficção científica de mensagem ecológica dirigida por Alexander Payne, de 'Nebraska'.

'120 Batimentos por Minuto'
Vencedor do Grande Prêmio do Júri em Cannes, o filme francês rememora a luta dos integrantes do Act Up, grupo de defesa dos direitos de pacientes soropositivos em sua militância nos anos 1990.

Divulgação
Cena do filme '120 BPM'

'Terra Selvagem'
Um guarda florestal (Jeremy Renner) e uma agente do FBI (Elizabeth Olsen) se juntam para investigar a morte de uma nativa numa reserva indígena no novo filme de Taylor Sheridan.

'A Guerra dos Sexos'
Os atores Emma Stone e Steve Carell revivem uma histórica disputa de tênis travada em 1973, que representou um ponto de virada na tradição de machismo daquele esporte.

Divulgação
Cena do filme 'A Guerra dos Sexos
Cena do filme 'A Guerra dos Sexos'

'A Ciambra'
Representante da Itália no Oscar, aborda a história de um adolescente cigano que enfrenta desafios depois que seu irmão mais velho desaparece na região da Calábria.

'The Florida Project'
Sean Baker (diretor de 'Tangerine') se volta agora para uma menina de seis anos integrante de grupo de despossuídos que habitam uma comunidade próxima à Disney World, em Orlando.

Divulgação
Cena do filme 'The Florida Project
Cena do filme 'The Florida Project'

Endereço da página:

Links no texto: