Folha de S. Paulo


Mafalda Minnozzi celebra música italiana em show no Teatro Bradesco

Dani Gurgel/Divulgação
A cantora italiana Mafalda Minnozzi
A cantora italiana Mafalda Minnozzi

Cantora italiana que há 20 anos divide sua carreira numa ponte aérea Itália-Brasil, Mafalda Minnozzi faz nesta sexta (29), no Teatro Bradesco, um grande show que pode ser encarado como uma celebração da música de seus país.

O repertório terá clássicos como "Caruso", de Lucio Dalla, e "Io Che Amo Solo Te", de Sergio Endrigo, um imenso sucesso no Brasil. Os compositores italianos famosos no cinema estarão com força na apresentação, quando Mafalda cantará temas de "O Poderoso Chefão" (de Nino Rota) e "Cinema Paradiso" (Ennio Morricone), entre outros.

"Agradeço demais o convite do empresário Manoel Poladian, que está num momento de trabalho muito bonito com a música italiana", diz Mafalda à Folha. Poladian trouxe ao Brasil o trio pop operístico Il Volo e o veterano Pepino Di Capri e se prepara para uma turnê da diva Gigliola Cinquetti.

"Eu acho que o interesse pela música italiana no Brasil diminuiu um pouco nos últimos anos. Eu consigo me manter no circuito, mas não é fácil levar pessoas aos shows", analisa Mafalda.

"O apelo maior é da música americana e inglesa, é possível ver isso no 'The Voice', na TV. Antes, até entre os calouros do Raul Gil apareciam cantores de ópera, ou aqueles que se arriscavam no repertório de música italiana. Hoje, é difícil ver algum."

Atualmente, ela encontra mais oportunidades, fora do Brasil, de divulgar seu projeto Emphatia Jazz Duo, com o guitarrista americano Paul Ricci, seu parceiro constante há anos. A dupla voltará pela terceira vez, em janeiro, ao palco do clube Birdland, em Nova York, um dos templos jazzísticos americanos. "Sou a única italiana a cantar ali", conta, entusiasmada.

O show no Teatro Bradesco aparece entre dois trabalhos fonográficos da cantora. Ela finalizou uma trilogia de discos com Ricci e agora grava um disco de voz e piano com o músico brasileiro André Mehmari.

O show terá também uma pequena homenagem a Roberto Carlos, com músicas que o "Rei" gravou em italiano. Mafalda e Ricci fizeram os arranjos, tocados por uma banda que tem músicos que já tocaram com Tom Zé, Rita Lee, Maria Rita e outros bambas.

Num momento especial, Mafalda e Mehmari vão dar ao público uma amostra do disco que preparam, mostrando as quatro primeiras músicas já gravadas. "É música napolitana, uma grande paixão da mãe de André. Ele, quando bebê, já ouvia essa música. Hoje é esse virtuoso, fantástico."

*

MAFALDA MINNOZZI
QUANDO sexta (29), às 21h
ONDE Teatro Bradesco, Bourbon Shopping, r. Palestra Itália, 500
QUANTO de R$ 60 a R$ 190, em www.ingressorapido.com.br, tel. (11) 4003-1212


Endereço da página: